Microsoft Project Silica: Armazenamento capaz de durar para sempre?

Project Silica: Caso não saiba, o departamento de computação na Cloud da Microsoft tem estado a desenvolver um método de armazenamento que foi pensado apenas e só para conseguir passar o ‘teste do tempo’.

Ou seja, temos aquilo que é no fundo um tipo de armazenamento ótico, sendo uma pequeno quadrado de vidro com as dimensões de 7.5 cm x 7.5 mm x 2mm, capaz de alcançar os 75.6GB de capacidade de armazenamento, onde podemos incluir funcionalidades de correção de código.



Project Silica: CD, DVD ou Blu-Ray? A Microsoft tem algo que irá durar para sempre!

Project Silica

Portanto, ao contrário de outros media óticos como os CDs, DVDs ou Blu-Rays, o Project Silica da Microsoft não precisa de contar com poços de gravação no plástico para perceber se tem 0’s ou 1’s gravados. Em vez disso, a solução da Microsoft utiliza deformações em nano-escala, ao mesmo tempo que uma nova Inteligência Artificial foi criada para conseguir ler toda a informação armazenada, mesmo com o envelhecimento e desaparecimento do material.

Em suma, o Microsoft Project Silica foi criado para resistir a ser fervido em água quente, cozido num forno ou micro-ondas. É capaz de resistir a inundações, desmagnetização, etc… A ideia é sempre resistente a tudo aquilo que historicamente já destruiu informações vitais.

Dito tudo isto, porque razão está uma empresa focada na computação na nuvem a trabalhar num tipo de armazenamento físico?

Realmente é um pouco estranho, mas alguns especialistas afirmam que a Microsoft poderá tentar vender este formato de alta durabilidade a clientes que realmente queiram a segurança do seu lado.

Assim de repente… É fácil pensar no exército Norte Americano, etc… Contudo, também é verdade que o sistema de mísseis nucleares dos Estados Unidos, apenas abandonou o sistema de disquetes há algumas semanas. Por isso, tenho alguma dificuldade em perceber tudo isto.

Ainda assim, fica a questão… Será que isto tem alguma utilidade para o utilizador comum?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10 tem update de emergência! Atualize se tem problemas

Quem instalou os updates KB5005565 e KB5005101 de Setembro tem-se queixado de problemas com as aplicações. Por vezes encravam ou simplesmente deixam de funcionar....

As novas câmeras do iPhone 13 Pro trazem uma desvantagem

Um dos grandes 'upgrades' do iPhone 13 Pro, está no módulo de câmeras traseiro! Ao contar com sensores mais poderosos, e lentes também elas...

Galaxy S21 FE: uma morte prematura dias antes do evento!

É muito raro para uma empresa como a Samsung cancelar um novo smartphone dias antes do evento de lançamento, no entanto, de acordo com...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!