A Microsoft está, de acordo com alguns rumores, a trabalhar numa atualização para o Direct12 que vai facilitar a utilização de múltiplas placas gráficas.

Uma das novidades reveladas aquando do lançamento do Windows 10, apontava para a possibilidade de os utilizadores poderem usar várias placas gráficas para melhorarem o desempenho em jogos e em aplicações e independentemente do fabricante do chip, ou seja, possibilidade de usar uma placa gráfica AMD e um Nvidia em simultâneo.

 

No entanto, para que isto seja possível, é necessário que os programadores e criados de jogos e aplicações recorram a código próprio para que o suporte seja possível.

O Explicit Multi Adaptor (EMA) é o recurso do DirectX 12 que permite que as diferentes placas funcionem em conjunto, porém são poucos os títulos que apresentam este suporte e que, perante esta situacao, impede que os utilizadores fiquem privados de explorar esta tecnologia.

Ao que parece, e segundo alguns relatos, o que tem vindo a impedir que os programadores optem por este suporte deve-se ao facto de ser uma ferramenta difícil de usar e que numa tarefa muito demorada. Além disto, existe outra agravante, pois se o código estiver incorreto em vez de permitir um ganho no desempenho o sistema acaba por ter um comportamento inverso ao desejado.

Segundo as ultimas noticias, a Microsoft está ciente destas dificuldades e barreiras na exploração desta tecnologia e está a preparar uma nova versão do DirectX 12 e que deverá facilitar a tarefa aos programadores. Isto vai permitir que seja, finalmente, explorada a tecnologia e a utilização de várias gráficas.

A nova versão do DirectX 12 deverá chegar na mesma altura do lançamento do Windows 10 Anniversary Update que, como se sabe, acontece no próximo dia 2 de agosto.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.