Microsoft permite criar sites grátis mas pode ser má ideia!

Até aqui quem tinha uma pequena empresa e queria lançar um site, tinha de se virar para o WordPress ou para outra plataforma. No entanto, as coisas agora podem mudar. É que a Microsoft anunciou um serviço na cloud que permite criar sites grátis para pequenas empresas. No entanto isto pode não ser a melhor ideia de sempre e mais abaixo vou explicar as razões.

Microsoft permite criar sites grátis mas pode ser má ideia!

Microsoft sites grátis

Um estudo recente da Microsoft mostra que 36% das pequenas empresas não têm um site. No entanto, 80% dos consumidores fazem a maioria das suas pesquisas online para fazerem uma compra. Ora se uma empresa e os seus produtos não estão presentes, dificilmente serão encontrados. Para além disso a pandemia obriga a uma maior presença na Internet, uma vez que grande parte dos negócios são feitos por lá. Para dar resposta a isto o Microsoft Digital Marketing Center lançou um novo serviço que permite às empresas criarem um site através de uma interface bastante simples.

Na prática é muito semelhante a algumas plataformas que andam por aí. 

Microsoft sites grátis

Caso o queira fazer, necessita de registar a sua PME no Digital Marketing Center. Depois é só escolher o URL e começar a construir o site seguindo os passos apresentados. Depois até pode fazer tudo de raíz ou importar uma loja que esteja já no Facebook.

Entretanto a isto junta-se a possibilidade de poder anunciar os seus produtos e é aqui que a Microsoft irá buscar algum dinheiro. Quem o fizer passa a ter acesso a estatísticas detalhadas sobre as campanhas, taxas de cliques, conversão e muito mais. Isto na prática é algo concorrente das lojas do Facebook. É um serviço grátis mas que depois ganha com a publicidade.

Microsoft sites grátis

Mas qual a razão que pode fazer disto uma má ideia?

Bem sobretudo a elasticidade. Ser for uma lojinha simples em que as coisas são mais vendidas boca a boca ou focadas numa rede social até faz todo o sentido aproveitar-se esta oferta. Agora se o objetivo é ter-se um site a sério com verdadeiras perspetivas de crescimento então é sempre melhor opção optar-se por algo externo.

O sucesso de uma empresa não depende só de estar na Internet, mas também da forma como está na Internet. Sobretudo no negócio online existem vários fatores que influenciam o crescimento e o SEO entre muitas outras coisas estão eles eles. Ora com este tipo de sites não é preciso fazer muitas das coisas necessárias para aumentar a presença em motores de busca como a Google ou o Bing, a menos que se faça publicidade. Ora se a ideia é crescer organicamente para se começar a receber vistas de forma natural, então talvez seja boa ideia optar por opções como o WordPress ou outras. Para além disso ganha um maior controlo sobre o seu negócio e pode ir expandindo como quiser.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11: PC Health Check Tool está de volta!

A Microsoft passou os últimos três meses a testar a aplicação PC Health Check Tool para o Windows 10. Lembro que é uma aplicação...

VLC 3.4 para Android: a versão que vale mesmo a pena instalar!

O VLC é sem dúvida um dos melhores leitores multimédia e tem a vantagem de estar disponível para todas as plataformas. Para além disso...

Gmail: recupere o espaço da sua conta em segundos!

O Gmail é sem dúvida uma excelente plataforma de email. No entanto, partilha do mesmo problema das outras plataformas. Os emails vão-se acumulando, especialmente...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!