Microsoft PC Manager acha que mudar para o Bing é reparar o PC

A Microsoft não se coíbe de promover os seus produtos no Windows. Pode facilmente encontrar um anúncio no Windows 11, como o Explorador de Ficheiros, a aplicação Definições ou qualquer outra área. Mas desta vez, o site Windows Latest encontrou um anúncio numa ferramenta, o Microsoft PC Manager, que foi recentemente atualizado com “Dicas de Reparação”, Limpeza de Ficheiros e outras melhorias. Mas de que forma é que o Microsoft PC Manager envolve o Bing?

Microsoft PC Manager acha que mudar para o Bing é reparar o PC

Como mostra a captura de ecrã abaixo, o Microsoft PC Manager tem agora algumas alterações. É caso disso a alteração da página do novo separador e do motor de busca do Microsoft Edge. Assim se utiliza o Google ou outro motor de busca, o PC Manager quer que “Repare” o seu PC mudando de novo para o motor de busca predefinido, o Bing.

Mas será que este aviso é mesmo necessário? Ou seja, quando os utilizadores já estão a utilizar o Edge, devem apostar apenas no Bing? Acima de tudo, porque é que isto é sugerido na categoria “Dicas de reparação”?

Os utilizadores do Windows podem tolerar as tácticas de promoção da Microsoft, mas esta dica pode ser enganadora. Especialmente quando está categorizada em “Reparação”. Imagine que altera as definições do seu browser para corresponder ao seu caso de utilização e que o seu browser volta às predefinições enquanto utiliza a aplicação Microsoft PC Manager para “reparar” o seu PC. É incómodo não é?

É possível que a Microsoft remova os alertas do Bing da aplicação quando esta chegar a várias localizações. O PC Manager foi detectado pela primeira vez em 2023 e tem vindo a melhorar lentamente a cada atualização. A última atualização adicionou a “Limpeza de Ficheiros”, que pode detectar facilmente ficheiros grandes ou duplicados.

Mas a Google também promove o Chrome de forma agressiva

A Google também não se coíbe de promover o Chrome no Edge. Anteriormente, costumava ser o contrário, com o Edge a fazer publicidade contra o Chrome. No entanto, o Google também exibe popups ao usar a Pesquisa Google no Edge.

O pop-up diz: “O Google recomenda o uso do Chrome”, e há um botão Sim para fazer a troca.

Também notará pop-ups semelhantes quando utilizar o YouTube no Microsoft Edge.

O que queremos dizer é que estes pop-ups estão lentamente a tornar-se a norma, e os rivais da Microsoft também estão envolvidos em práticas semelhantes.

O Microsoft Edge adicionou muitas funcionalidades úteis nos últimos anos, tais como separadores em suspensão, uma barra lateral, um leitor imersivo, espaços de trabalho e muito mais. Estas funcionalidades fazem dele uma excelente alternativa.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados