Microsoft: “A nossa maior concorrência já não são as consolas”

Olhar para a Xbox de 2025, e olhar para a Xbox de 2015, são dois olhares completamente diferente. O departamento de jogos da Microsoft mudou completamente, o que para alguns pode ser um sinal do fim, mas para outros é no fundo um sinal de mudança dos tempos.

Ou seja, a confirmação de que o Halo: Campaign Evolved, remake do primeiro jogo da saga, vai chegar não só à Xbox e PC, mas também à PlayStation 5, caiu como uma bomba no mundo gaming.

Afinal, estamos a falar do símbolo máximo da Xbox, uma série que durante mais de 20 anos definiu o conceito de exclusividade da marca. Mas segundo a própria Microsoft, os tempos mudaram!

“A nossa concorrência já não é outra consola”

xbox

Em entrevista ao The New York Times, Matt Booty, presidente da divisão de conteúdo e estúdios da Xbox, foi bastante claro:

  • “Estamos todos a tentar chegar às pessoas onde elas estão. A nossa maior concorrência já não é outra consola. Competimos cada vez mais com coisas como o TikTok, séries e filmes.”

A declaração reflete uma mudança total na forma como a Microsoft vê o seu ecossistema. Ou seja, já não se trata de vender mais consolas do que a Sony ou a Nintendo, para depois conseguir vender software.

A guerra está no tempo de atenção, o que por sua vez significa cada vez mais que é preciso vender para todos. O mundo Xbox tem de estar disponível para todos. Até nas consolas rivais!

Um novo mundo para o gaming!

Este tipo de discurso não é novo, mas vindo da Xbox, ganha outro peso. É óbvio que o conceito de consola tem vindo a mudar. Aliás, basta olhar para os preços dos mais recentes modelos, para perceber que o objetivo deixou de vender consolas a preços apelativos, para depois vender muitos jogos e ir buscar o dinheiro aí.

O objetivo é que o mercado viva de serviços, subscrições e plataformas conectadas. A era dos exclusivos acabou.

O fim das guerras de consolas?

Ainda é cedo para dizer isso. Mas… Talvez!

A Xbox está cada vez mais próxima do PC, em vez de apostar em consolas dignas desse nome, e a mobilidade está também a ganhar cada vez mais fãs apesar dos preços absurdos que ainda se praticam.

Ainda assim, é inegável que a próxima geração vai ser definida não por quem tem mais exclusivos, mas sim por quem consegue meter mais pessoas online. Seja na consola, no PC, na TV, ou no smartphone.

🔥 Este artigo foi útil?


Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque