Microsoft importa-se com a preservação dos jogos Xbox! Porquê?

Para a Microsoft, é quase uma missão manter todos os jogos da plataforma vivos. Mas sabe realmente o porquê de todo este esforço? Venha descobrir connosco!

Microsoft importa-se muito com a preservação dos jogos Xbox! Mas porquê?

Uma vantagem gigante de jogar numa consola de nova geração da Microsoft é que não é apenas uma plataforma para os novos jogos, para entrar na nova geração… É também possível regressar ao passado, e vivê-lo da melhor forma possível!

Afinal, as consolas Xbox Series S/X trazem consigo a capacidade de jogar quase toda a totalidade dos jogos lançados para as consolas da gigante Norte-Americana. Algo que claro está, a Sony deixou de lado, apostando apenas na retrocompatibilidade com os jogos da PS4, na nova PlayStation 5.

Muito resumidamente, a equipa da Microsoft trabalhou muito nesta funcionalidade! Para quê? Para preservar a história dos videojogos nas novas consolas Xbox.

“Quando começámos a trabalhar nesta funcionalidade não liguei muito para o trabalho que estávamos a ter no seu desenvolvimento, contudo, à medida que fomos trabalhando , percebi ser muito mais que apenas mais um ‘extra’.” – disse Peggy Lo, líder da equipa para Larry Hyrb no seu podcast Major Nelson.

Xbox jogos

Ou seja, na Xbox Series X, os jogadores não têm apenas acesso a jogos originais da Xbox, Xbox One e Xbox 360. Tem acesso a versões melhoradas testes mesmo títulos. Afinal de contas, a Microsoft apresentou recentemente o Xbox FPS Boost, um novo upgrade para alguns jogos, que traz para cima da mesa a capacidade de duplicar a taxa de FPS no ecrã. Até agora essa funcionalidade está disponível em Sniper Elite 4, Far Cry 4, Watch Dogs 2, UFC 4 e New Super Lucky’s Tale. Mas deverá estar a caminho de muitos mais jogos, nos próximos meses.

E o que faz a Sony quanto a isso?

Bem, chega a ser um pouco triste quando fazemos a comparação. Afinal, a Sony tem-se focado muito pouco na retrocompatibilidade desde o lançamento da PS3 no longínquo ano de 2006, altura em que até integrou os componentes base da PS2 na consola para trazer um suporte a 100%.

Sim, é verdade que a sua mais recente máquina é capaz de jogar a maioria dos jogos da biblioteca da PS4. Ainda assim, é triste quando olhamos para um passado recente, e tanto a PS3 como a PSP eram capazes de emular jogos de todas as consolas Sony… Algo que parece ter perdido importância nos últimos anos, especialmente agora que a gigante Japonesa decidiu fechar a PlayStation Store e PlayStation Network para as velhas consolas…


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Gonçalo Cabo
Quando não estou a escrever é porque estou agarrado ao FIFA, no cinema ou a ver séries na Netflix! Gosto de tudo o que seja tecnologia e ando sempre em busca de todas as novidades!

Em destaque

Leia também