Muito se tem falado de tudo aquilo que parece estar a acontecer dentro do universo Xbox. Mas… O domínio da Microsoft no mundo dos videojogos já não é uma previsão. É uma realidade.
Em maio de 2025, quatro dos cinco jogos mais vendidos nos EUA foram publicados pela gigante de Redmond, e a lista diz tudo sobre o estado atual da indústria.
Segundo dados partilhados por Matt Piscatella (Circana), o top 5 de maio ficou assim:
- Elden Ring: Nightreign
- Doom: The Dark Ages
- Forza Horizon 5
- The Elder Scrolls IV: Oblivion (Remaster)
- Call of Duty: Black Ops 6
Só o primeiro lugar escapou à Microsoft. Tudo o resto tem o selo da empresa que agora detém Activision, Bethesda e tantas outras.
O poder das aquisições
A Microsoft andou a comprar estúdios à maluca, sendo exatamente por isso que muitos especialistas apontam agora para a empresa com alguma cautela. Afinal de contas, é preciso tirar alguma rentabilidade a todo o investimento.
Mas… Em 2020 levou a Zenimax Media (Bethesda, id Software), mais tarde veio a Activision Blizzard, e o resultado está à vista: Doom, Forza, Elder Scrolls e Call of Duty são agora todos da casa.
E mais do que isso, muitos dos jogos estão a vender que nem pãezinhos quentes.
Oblivion e Forza? Sim, e até na PlayStation
O caso do Oblivion Remaster é curioso. Já é o segundo jogo mais vendido de 2025 nos EUA e continua a subir. O clássico da Bethesda tem um apelo intemporal, e a nova versão parece ter acertado em cheio.
O mesmo vale para Forza Horizon 5, que voltou a ganhar fôlego com o lançamento na PlayStation 5. Sim, leste bem: Microsoft a vender jogos na consola da Sony… Parece mentira, mas… Bem-vindo à nova era do gaming multiplataforma.
Doom e Call of Duty são apostas seguras
Doom: The Dark Ages marca o regresso de uma das séries mais icónicas dos videojogos. É o terceiro capítulo da trilogia moderna, e mesmo sem bater Elden Ring, mostra a força bruta da id Software em shooters.
E depois há o inevitável Call of Duty: Black Ops 6. Está longe de ser novidade, mas continua nos cinco mais vendidos. A máquina Call of Duty nunca abranda.
O que esperar daqui para a frente?
Com Call of Duty garantido todos os anos, e com o catálogo da Bethesda, Activision e os seus próprios estúdios internos a bombar, é difícil imaginar um mês onde a Microsoft não tenha pelo menos 2 ou 3 jogos no top.
Mas… Agora é preciso perceber se estas vendas são reais, ou se estamos a contar com os números inflacionados do Xbox Game Pass.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!