Microsoft Edge vai ficar mais rápido no Windows 10 e macOS!

É verdade que o Google Chrome continua a ser o browser mais popular. No entanto, todos sabemos que come muitos recursos. Por outro lado, o Microsoft Edge, apesar de ser baseado no mesmo motor Chromium, tem tido direito a várias novidades para melhorar as coisas e garantir que vai ficar muito mais rápido.

Microsoft Edge vai ficar mais rápido no Windows 10 e macOS! 

Agora e graças a uma nova função a Microsoft vai cortar nas animações quando não está ativamente a utilizar o Edge. Esta mudança está integrada no modo de desempenho que foi introduzido no início deste mês.

Em 2020, a Microsoft lançou os separadores que adormecem para reduzir a quantidade de memória e poder de processamento. No entanto, esta função não melhora sozinha a velocidade geral do sistema. Isto porque existem outros fatores que afetam a memória e a utilização do processador no Windows 10.

Edge rápido

Como se pode ver nos screenshots abaixo, o Microsoft Edge conta agora com um novo modo de desempenho nas definições do browser. Quanto ativado, o Edge vai tentar otimizar a velocidade de navegação, ao mesmo tempo que reduz a utilização de processador, RAM e bateria sem afetar a experiência de utilização.

No entanto, a Microsoft revelou que o impacto no desempenho vai variar e os resultados dependem dos hábitos de navegação.

O site Windows Latest já testou esta novidade e percebeu que este modo ativa os separadores adormecidos quando eles estão inativos durante cinco minutos. Por defeito, esta função ativa-se depois de duas horas de inatividade.

Edge rápido

Mas esta não é a única novidade.

É que o Microsoft Edge também consegue detetar atividades muito pesadas em segundo plano como ouvir música ou ver um filme e como tal impede que esses separadores congelem.

Seja como for tudo o que o Edge está a fazer vai permitir poupar muita memória, processador e bateria. Pelo menos na maioria dos casos. Para além de mexer nos separadores que adormecem, o modo de desempenho também melhora outras definições para tornar tudo mais rápido.

Entretanto apenas um aparte. É que nem todos os sites vão funcionar da melhor forma depois de ativar o modo de desempenho. Esta novidade já está disponível na versão Microsoft Edge Canary 91 e deve chegar à versão estável no final do ano.

Para a ativar terá de recorrer a uma flag. Se estiver no Windows 10 clique com o botão direito do rato no atalho do Edge Canady e junte ao caminho de execução –enable-features=msPerformanceModeToggle.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também