Inicio Especiais Microsoft e Intel querem converter Malware em Imagens? Como assim!?

Microsoft e Intel querem converter Malware em Imagens? Como assim!?

O título é um pouco confuso, porque a própria notícia é estranha! Ainda assim, não deixa de ser interessante. Afinal de contas, temos investigadores da equipa Microsoft Threat Protection Intelligence a trabalhar de perto com a Intel Labs para tentar levar um pouco da cada vez mais popular Inteligência Artificial ao combate contra os cada vez mais numerosos e poderosos Malwares.

Microsoft e Intel querem converter Malware em Imagens? Como assim!?

malware em imagens

Portanto, as duas gigantes da indústria fizeram uma parceria de forma a tentar levar a aprendizagem máquina ao mundo da luta contra o malware. Dito isto, o grande objetivo de toda esta brincadeira é que a partir de uma análise estatística estática, a grande maioria das ameaças seja neutralizada antes de sequer terem chance de serem executadas.

Pois bem, para isto, ambas as empresas querem transformar o código encontrados em imagens, de forma a ser mais fácil identificar o que está em execução. Ou seja, ao identificar e prontamente converter este código como imagens em escala de cinza, será mais fácil identificar os componentes base como maliciosos ou simplesmente benignos.

Isto não é fácil de explicar, mas segundo os developers, o código binário do malware é convertido em imagens bi-dimensionais que envolvem conversão de píxeis, remodelagem e redimensionamento. Assim, cada byte recebe um valor entre 0 e 255, correspondente à intensidade do píxel. O tamanho do ficheiro é utilizado para determinar o tamanho da própria imagem (largura  altura).

Em suma, os vírus estão em constante evolução de forma a serem mais inteligentes e perigosos. Mas o mundo da defesa computacional não está a dormir. É basicamente uma caça do gato e do rato, que infelizmente (para o bem ou para o mal) nunca irá terminar.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Google Play Store: apague já estas apps perigosas!

Existem descobertas que surgem quando menos esperamos, inclusive na Play Store. De facto, uma rapariga de 12 anos que vive na República Checa estranhou...

Samsung One UI 3.0 Beta: prepare o seu Galaxy S20!

A Samsung falou do update para o One UI 3.0 baseado no Android 11 para o Galaxy S20 há dois meses. Entretanto no mês...

AMD Ryzen 9 5900X: 12c/24t capazes de chegar aos 5GHz

AMD Ryzen 9 5900X: Como deve saber, a AMD prometeu revelar a sua nova gama de processadores baseada na arquitetura Zen 3 já no...

OnePlus revela que há um novo Nord quase a chegar!

O tempo passa a correr. De facto, ainda ontem era Março e já estamos quase a entrar em Outubro. Ora com esta velocidade no...

Nokia: veja quando o seu smartphone recebe o Android 11!

Ainda hoje disse que a Nokia tem uma excelente política de atualizações. De facto, leva três anos até abandonar os seus equipamentos, pelo menos,...