Microsoft e Intel querem converter Malware em Imagens? Como assim!?

O título é um pouco confuso, porque a própria notícia é estranha! Ainda assim, não deixa de ser interessante. Afinal de contas, temos investigadores da equipa Microsoft Threat Protection Intelligence a trabalhar de perto com a Intel Labs para tentar levar um pouco da cada vez mais popular Inteligência Artificial ao combate contra os cada vez mais numerosos e poderosos Malwares.

Microsoft e Intel querem converter Malware em Imagens? Como assim!?

malware em imagens

Portanto, as duas gigantes da indústria fizeram uma parceria de forma a tentar levar a aprendizagem máquina ao mundo da luta contra o malware. Dito isto, o grande objetivo de toda esta brincadeira é que a partir de uma análise estatística estática, a grande maioria das ameaças seja neutralizada antes de sequer terem chance de serem executadas.

Pois bem, para isto, ambas as empresas querem transformar o código encontrados em imagens, de forma a ser mais fácil identificar o que está em execução. Ou seja, ao identificar e prontamente converter este código como imagens em escala de cinza, será mais fácil identificar os componentes base como maliciosos ou simplesmente benignos.

Isto não é fácil de explicar, mas segundo os developers, o código binário do malware é convertido em imagens bi-dimensionais que envolvem conversão de píxeis, remodelagem e redimensionamento. Assim, cada byte recebe um valor entre 0 e 255, correspondente à intensidade do píxel. O tamanho do ficheiro é utilizado para determinar o tamanho da própria imagem (largura  altura).

Em suma, os vírus estão em constante evolução de forma a serem mais inteligentes e perigosos. Mas o mundo da defesa computacional não está a dormir. É basicamente uma caça do gato e do rato, que infelizmente (para o bem ou para o mal) nunca irá terminar.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também