Microsoft anuncia “Creators Update” e novo hardware


Por em

Realizou-se hoje, em Nova Iorque, um evento da Microsoft onde a empresa norte-americana anunciou uma série de novidades, tanto ao nível de software como de hardware.

A grande novidade, no que ao software diz respeito, está na atualização gratuita que será lançada em 2017 e que receberá o nome de “Creators Update”. Segundo a empresa, esta atualização terá como objetivo focar-se na disponibilidade de aplicações em 3D que permitirá, por exemplo, partilhar as suas criações nas redes sociais.

 

Estas ferramentas, que serão distribuídas num “pacote” denominado de “3D for Everyone” e onde se inclui o Paint 3D, serão disponibilizadas tanto em computadores como em smartphones.

 

O novo Paint 3D é baseado na plataforma “Universal Windows Platform” e inclui, além dos recursos mais básicos de edição de imagem, o suporte a formas 3D e interface pensada para ser usado também em dispositivos com ecrã sensível ao toque.

 

 

Além do Paint 3D, a Microsoft revelou novos recursos por parte do Microsoft Edge que, com a ajuda do HoloLens, vai permitir a criação de hologramas com imagens em 3D nos ambientes reais. Como exemplo prático, a empresa sugeriu, a necessidade de um comprador em adquirir um móvel e perceber se ficará bem na sua decoração.  A Microsoft adiantou que os acessórios para desenvolver soluções no “Creators Update”, como é o caso dos óculos de realidade virtual a empresa, terão um preço base a partir dos 300 dólares.

 

 

A Microsoft revelou também que, graças ao “Creators Update”, vai ser possível aos utilizadores de Xbox One, em conjunto com a rede Xbox Live, realizar streaming dos seus jogos para o PC com base no Windows 10. Segundo a empresa norte-americana, qualquer utilizador da consola vai poder transmitir os seus jogos online. As transmissões serão feitas com recurso à plataforma Beam, solução adquirida pela Microsoft e integrada na Xbox Live.

 

 

O “Creators Update” chegará de forma gratuita a todos os utilizadores de dispositivos com o Windows 10.

 

Mas, como referimos no inicio do artigo, as novidades não se ficaram apenas pelo software, e a Microsoft anunciou também novos equipamentos.

 

Começando pelo Surface Book, este computador vai passar a ter um novo processador Intel Core i7, o dobro do poder gráfico do modelo anterior e mais 30% de autonomia por parte da bateria que, desta forma, passa a permitir uma utilização que pode chegar às 16 horas.

O novo equipamento chegará às lojas norte-americanas já em novembro e com um preço a partir dos 2400 dólares.

 

 

Outra das grandes novidades no segmento de hardware foi o anuncio do primeiro computador All-In-one da empresa, o Surface Studio, e onde se destaca a presença do monitor mais fino do mundo, com apenas 12,5mm de espessura.

Este equipamento possui um ecrã de 28” dotado de tecnologia touch, um processador Intel Core i7, 32 GB de memoria RAM e será, ao que tudo indica, o concorrente direto dos iMac, da Apple, sendo por isso direcionado a designers e a utilizadores de aplicações visuais mais elaboradas e “pesadas”.

O novo Surface Studio terá um preço a partir dos 3000 dólares, podendo chegar às lojas até ao final deste ano.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Leilões online: App da Catawiki permite o leilão de objetos únicos a partir do telemóvel

Android Pay passa a contar com Visa e Mastercard

Seguinte