Há alguns dias atrás, ficou (demasiado) aparente que o Windows 11 ainda tem muita sopinha para comer se quer de facto dar vida às consolas portáteis de nova geração. Isto porque, a Legion Go S da Lenovo apareceu agora no mercado com uma versão oficial do Steam OS capaz de deitar por terra a mesma exata consola baseada no sistema operativo Windows 11.
Por isso, de forma a resolver a situação antes de uma grande aposta em consolas portáteis, a Microsoft decidiu fazer aquilo que já deveria ter sido feito há vários anos… Tornar o Windows mais eficiente e capaz para tudo e mais alguma coisa.
Microsoft adiou consola portátil. A culpa é do Windows!
Portanto, a consola portátil da Xbox que anda a ser prometida em sussurros há vários anos, deve ficar no forno durante mais algum tempo, de forma a que o Windows 11 passe por uma fase de “mudança”. A Microsoft decidiu adiar o projeto para se focar em algo mais urgente: fazer com que o Windows 11 funcione decentemente em consolas portáteis.
Algo importante, porque apesar das muitas consolas a chegar ao mercado com o Windows 11… A realidade é que o sistema operativo da Microsoft apresenta demasiados problemas para ser levado a sério.
Isto porque é lento. A otimização deixa a desejar. Além disso, tem uma interface que faz doer a alma.
Adiada é diferente de morta!
Apesar de tudo isto, a ideia de uma consola portátil da própria Microsoft não está morta. Phil Spencer, CEO da Xbox, já disse que estão a trabalhar em algo nesse sentido. Além disso, Jason Ronald (VP da divisão de nova geração) afirmou que o objetivo é criar um dispositivo híbrido. Ou seja, mais virado para o PC, capaz de correr jogos da Xbox de forma nativa. Ou seja, nada de streaming tipo PlayStation Portal.
É possível que tenhamos novidades já no Xbox Showcase marcado para 8 de junho, mas por agora, o que se sabe é isto: o Windows ainda está a travar a chegada da consola portátil da Xbox. Mas… Isto é uma coisa boa!