Microsoft 365 ou Office 2019: saiba qual a melhor versão para si!

365Quando sai uma nova versão ou compramos um novo computador, esta é uma questão com que nos deparamos várias vezes. É melhor optarmos pelo Microsoft 365 ou comprar o Office 2019, ou eventualmente o Office 2021, que deve sair em breve? Existem várias e boas razões dos dois lados, no entanto, na nossa opinião, há um possível vencedor. Mas vamos olhar para as principais características das duas versões.

Microsoft 365 ou Office 2019: saiba qual a melhor versão para si!

Microsoft 365

O Microsoft 365 é a opção para quem quer tudo e em todas as plataformas. Dito isto, com facilidade pode ter acesso a todo o pacote de produtividade no Windows 10, Windows 8.1, Windows 7 e macOS. É de facto, uma opção que garante atualizações contínuas a um bom preço. Em comparação, o Office 2019 só permite instalar as aplicações num único computador que esteja a correr o Windows 10.

Microsoft 365

Uma vez que é um serviço baseado em subscrição, terá de pagar um valor fixo todos os meses ou numa base anual. Com ele tem acesso ao Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Publisher, Access e outros.

A melhor parte é que quando subscrever nunca mais vai ter de se preocupar com updates. É verdade, sempre que saírem novas versões vai ter direito a elas. Para além disso também tem acesso a funcionalidades baseadas na Cloud.

Em termos de preços se optar por um pacote por toda a família paga 99 Euros por ano e seis pessoas podem utilizar. Se quiser apenas para uma pessoa são 69 Euros.

Office 2019

Esta é digamos a abordagem mais tradicional. Quando o comprar fica com acesso a todas as aplicações ou quase todas dependendo do pacote escolhido. Se comprar a versão Casa e Estudantes 2019 então tem acesso ao Word, Excel e Powerpoint. Ou seja não tem Outlook nem outras ferramentas. Mas atenção. Outlook não está incluído. Custa 149 Euros. Já a versão Office Casa e Negócios 2019, mais cara, custa 299 Euros e vem com o Outlook.

Microsoft 365

Quando a suportes o Office 2019 apenas é suportado no Windows 10 e nas versões mais recentes do macOS. Se quiser instalar no Windows 8.1 ou no 7 então terá de apostar numa subscrição do Microsoft 365.

Claro que há uma vantagem. Compra e fica comprado para sempre.  No entanto vai ficar preso à mesma versão.

Resumindo e concluindo num Microsoft 365 vs Office 2019 daria a vitória ao Microsoft 365.

Então qual a melhor opção?

Na realidade tudo depende do tipo de utilização que vai dar ao Office e às apps. Se procura uma versão doméstica, quer o Outlook e as últimas versões então talvez seja boa ideia optar pelo Microsoft 365. É instalar, não se chateia e vai sempre ter acesso a tudo. No meu caso, foi essa a minha opção. Se por outro lado tem um portátil ou desktop que quer manter por muitos anos continuando no Windows 10 e só necessita do Word, Excel ou Powerpoint então pode optar pelo Office 2019.

Quer o Microsoft 365 Grátis?

Se é estudante ou professor tem a vida facilitada

Quem é estudante, professor e tem um endereço de email do estabelecimento de ensino então vai conseguir deitar a mão ao Office 365 de forma grátis através da Microsoft. É isso mesmo tudo legal e registado.

A primeira coisa que tem de fazer é visitar este endereço. Depois introduza o seu email para verificar se está elegível.

Microsoft 365

Na maioria dos casos tem logo acesso imediato graças a um processo automatizado de verificação.

Assim se continuar a estudar ou a dar aulas vai manter o acesso ao Microsoft Office.

Se não se enquadra nesta área pode experimentar o Office 365 grátis durante um mês. No entanto, atenção que terá de introduzir um cartão de crédito e se não cancelar tudo a tempo vai ter de pagar a subscrição de um ano que ronda os 100 Euros.

No entanto há uma forma de usar o Office grátis

A primeira coisa que tem de fazer é dirigir-se a este site. É a página oficial do Office.

Depois no canto superior direito dê um clique em iniciar sessão. Para ter acesso ao Office Grátis vai necessitar de uma conta Microsoft. Caso não tenha, pode criar gratuitamente uma conta Outlook. Quando a tiver ou se já existir introduza simplesmente os seus dados.

Microsoft 365

Depois e caso seja a primeira vez que vai utilizar o Office terá uma janela como a que mostramos abaixo.

É só ir avançando com as setas até chegar à parte que diz iniciar.

Microsoft 365

Depois temos acesso a uma interface que revela todas as aplicações que pertencem ao pacote de produtividade do Office. Ou seja, Word, Excel, Powerpoint, Outlook, Skype entre outras.

Microsoft 365

De facto, tudo é muito simples de usar no Office 365 grátis. Se quisermos utilizar o Word basta darmos um clique no símbolo respetivo do lado esquerdo. Na nova página basta carregarmos no sinal + para começarmos a criar um novo documento em branco.

Microsoft 365A única coisa a que não temos acesso são os modelos premium, visto que aí seria necessária uma subscrição com o custo de 7 Euros por mês.

Entretanto se tiver o browser Edge pode tornar a utilização do Office ainda muito mais simples. Tudo graças a uma extensão disponibilizada pela Microsoft. Pode descarregar aqui.

Microsoft 365Clique no botão obter e depois em adicionar extensão. É assim uma forma ainda mais simples de interagir com o Office grátis.

Entretanto com a extensão instalada vai passar a ver o símbolo do Office na parte superior do lado direito.

Microsoft 365 Quando carrega em cima surge uma janela que mostra de imediato todas as aplicações disponíveis. Ao mesmo tempo garante acesso imediato.

Microsoft 365

De facto é uma forma muito simples de termos acesso ao Office de uma forma grátis. Nos tempos que correm, realmente, se pudermos poupar um pouco, é sempre bom sinal.

Entretanto e se quer saber como ter acesso ao Windows 10 sem gastar um tostão pode ler aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também