MG4 Mulan: O primeiro carro elétrico ‘barato’?

Temos muito boa gente no mundo automóvel a afirmar que é preciso encontrar carros elétricos baratos, para realmente dar um ‘kickstart’ à mobilidade elétrica, especialmente em países como Portugal. Mas isso não é bem verdade… O que é realmente necessário, é que os carros elétricos, das mais variadas gamas, cheguem a um nível de paridade de preços com os modelos baseados em motores a combustão.

Quer um VW Polo para a cidade? Tem de existir um modelo elétrico, ao mesmo exato preço do VW Polo mais barato a combustão!

A ideia é simples, tem de existir uma alternativa elétrica, para todo e qualquer segmento do mercado automóvel. Quer um carro premium, com muitos cavalos? Força, existe um carro elétrico, a um preço similar às alternativas mais populares. Quer um carro barato, e pequeno, para circuitos urbanos? Também existe uma alternativa para si, ao mesmo exato preço de um Opel Corsa ou VW Polo.

Pois bem, aos poucos, à medida que a tecnologia vai evoluindo, e amadurecendo, e claro, à medida que as fabricantes vão apostando mais e mais na produção de carros elétricos, vamos lá chegar. Um excelente exemplo disso mesmo é o Dacia Spring que já tivemos a oportunidade de analisar, e pelos vistos, o novo MG4 Mulan, que deverá chegar ao mercado dentro de muito pouco tempo, pronto para causar um forte impacto.

MG4 Mulan: O primeiro carro elétrico ‘barato’?

Portanto, infelizmente, os carros elétricos ainda são um pouco mais caros que os seus rivais equivalentes a combustão. No entanto, aos poucos, já vão aparecendo alguns carros a tentar contrariar essa tendência, como é o exemplo do novo MG4, conhecido como Mulan na China.

Um automóvel que tenta cumprir a velha promessa da Tesla, de oferecer um automóvel familiar, a menos de 25 mil euros.

Então, mas a MG Rover não era uma marca britânica? Bem, sim, mas depois de quase desaparecer, foi adquirira da pela Chinesa Nanjing Automotive, que por sua vez, em 2007, foi absorvida pela SAIC Motor.

Curiosamente, até 2016, a MG até continuou a produzir e a montar carros no Reino Unido, no entanto, provavelmente para evitar alguns efeitos do Brexit, toda a produção foi realocada para a China. Dito tudo isto, depois de alguns anos desaparecida, a MG está agora pronta a ser um autêntico ‘wildcard’ no mundo elétrico.

Afinal de contas, este MG4 Mulan nem é o primeiro elétrico a sério da fabricante, visto que já tivemos a oportunidade de ver o MG ZS EV, bem como o MG5 EV. Mas uma coisa é certa, este MG4 é o que tem mais potencial para ter sucesso, e de meter o nome da fabricante no mapa.

Estamos assim a falar de um hatchback compacto, equipado com uma bateria de 51kWh ou 64kWh. O que por sua vez significa 350Kms ou 450Kms de autonomia puramente elétrica. As motorizações são apenas duas, a primeira com 168cv, e a segunda com 201cv, com a versão mais poderosa a ser capaz de chegar aos 100Km/h em menos de 8s.

De forma muito resumida, estamos a falar de um VW ID.3 ou Cupra Born, com um preço mais apelativo. Com muitos especialistas a apontarem para um preço de lançamento à volta dos 29 mil euros, ou 30 mil euros. Para ter noção, estamos a falar de um automóvel 14 mil euros mais barato que o VW ID.3.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Entusiasmado com o futuro do mundo elétrico? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

Windows 11 22H2: a nova versão chega a 20 de Setembro!

Quem andava ansioso pela nova versão do Windows 11,...

Para estar seguro não basta apagar o histórico do Chrome!

Pelas mais variadas razões podemos ter necessidade de apagar...

Android: resolva agora os problemas mais comuns!

O Android é um sistema operativo muito intuitivo, fiável...

Como ter três meses de Spotify totalmente grátis!

Ninguém gosta de passar ao lado de uma boa...

Sony quer acabar com a câmera frontal! Saiba como!

Enquanto a tecnologia de câmera frontal escondida continua a...
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.