Method-2: exoesqueleto traz Gundam para a realidade


Por em

Aconteceu algo extraordinário na Coreia do Sul quando o robô Method-2 deu os primeiros passos. Trata-se do primeiro robô ou exoesqueleto bípede controlado por um piloto a tornar-se realidade.

O Method-2 relembra-nos o carregador pilotado por Ripley em Aliens, talvez mais do que um gigante de Gundam, e o princípio não é muito diferente duma retroescavadora manobrada a partir de uma cabine.

Excepto que quando temos apenas duas pernas e tantas articulações, o processo de movimento coordenado é amplamente complexo e exige computação avançada para manter o robô em pé.

Principalmente quando pensamos que o Method-2 é um gigante de 4 metros de altura com mais de uma tonelada de peso.

Por isso o método de controlo não podem ser as típicas manetes das máquinas de construção, mas sim um mecanismo em que o exoesqueleto repete os movimentos levados a cabo pelo piloto na cabine.

A criação da empresa Hankook Mirae Technology já absorveu 200 milhões de dólares desde 2014, e não podemos negar que é impressionante chegar-se aqui quando se é o primeiro a fazer algo tão único.

Entretanto, o Method-2 continua a ser um animal cativo, pois está dependente de um cabo de alimentação e não possui autonomia própria. Mas quando estiver preparado para caminhar à vontade poderá ser uma arma temível.

Dizemos “arma” sem ilusões. Por mais pacifistas que possam ser muitas das aplicações possíveis para o Method-2, a arena militar será inquestionavelmente a mais atraente.

Yang Jin-Ho, dirigente da empresa, não hesita no entanto em notar que as aplicações do Method-2 podem ajudar a resolver casos reais de desastres e acesso a áreas fora do alcance dos seres humanos.

Portanto jogos como Warhammer 40,000 ou a ficção de Gundam já estiveram bem mais longe.

Via

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Samsung Galaxy S8 poderá ter a sua S Pen

Xiaomi Redmi Note 4X passa por TENAA, confirma especificações

Seguinte