Inicio outros Method-2: exoesqueleto traz Gundam para a realidade

Method-2: exoesqueleto traz Gundam para a realidade

Aconteceu algo extraordinário na Coreia do Sul quando o robô Method-2 deu os primeiros passos. Trata-se do primeiro robô ou exoesqueleto bípede controlado por um piloto a tornar-se realidade.

O Method-2 relembra-nos o carregador pilotado por Ripley em Aliens, talvez mais do que um gigante de Gundam, e o princípio não é muito diferente duma retroescavadora manobrada a partir de uma cabine.

Excepto que quando temos apenas duas pernas e tantas articulações, o processo de movimento coordenado é amplamente complexo e exige computação avançada para manter o robô em pé.

Principalmente quando pensamos que o Method-2 é um gigante de 4 metros de altura com mais de uma tonelada de peso.

Por isso o método de controlo não podem ser as típicas manetes das máquinas de construção, mas sim um mecanismo em que o exoesqueleto repete os movimentos levados a cabo pelo piloto na cabine.

A criação da empresa Hankook Mirae Technology já absorveu 200 milhões de dólares desde 2014, e não podemos negar que é impressionante chegar-se aqui quando se é o primeiro a fazer algo tão único.

Entretanto, o Method-2 continua a ser um animal cativo, pois está dependente de um cabo de alimentação e não possui autonomia própria. Mas quando estiver preparado para caminhar à vontade poderá ser uma arma temível.

Dizemos “arma” sem ilusões. Por mais pacifistas que possam ser muitas das aplicações possíveis para o Method-2, a arena militar será inquestionavelmente a mais atraente.

Yang Jin-Ho, dirigente da empresa, não hesita no entanto em notar que as aplicações do Method-2 podem ajudar a resolver casos reais de desastres e acesso a áreas fora do alcance dos seres humanos.

Portanto jogos como Warhammer 40,000 ou a ficção de Gundam já estiveram bem mais longe.

Via Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...