Mesmo com a crise… A AMD está a apostar nas placas gráficas!

A atual crise de produção, aliada à loucura do mining, fez com que toda e qualquer placa gráfica de última geração se tenha esfumado à frente dos olhos dos gamers em 2020 e 2021. No entanto, isto não significa que não exista uma nova fornada de componentes a ser preparada, todos eles com um aumento de performance muito significativo!

Afinal de contas, os primeiros rumores acerca da arquitetura AMD RDNA 3 já começaram a chegar à Internet.



Mesmo com a crise… A AMD está a apostar nas placas gráficas!

AMD nas placas

Portanto, segundo KittyYuko, o GPU AMD Navi 33 vai contar com as mesmas exatas especificações técnicas do atual GPU Navi 21. Ou seja, o GPU de média gama, que vai muito provavelmente dar vida a placas gráficas como uma RX 7600 XT ou similar… Vai oferecer a mesma exata performance das atuais topo de gama da AMD Radeon.

Assim, desta forma, tal como nas placas baseadas no GPU Navi 21 (RX 6800 XT), vamos ter 80 unidades de computação. Com cada uma delas a trazer 64 processadores stream para cima da mesa.

Entretanto, a versão ‘topo de gama’ RDNA 3, ou seja, o GPU Navi 31, já irá ser baseado no design MCM, com vários chiplets de 80 CUs dentro do mesmo pacote. Tudo isto baseado no processo de 5nm da TSMC, que por enquanto é quase um exclusivo da Apple.

Quanto ao lançamento, apesar de todos nós querermos novas placas gráficas em 2021, é provável que estes ‘monstros’ apenas cheguem ao mercado no fim de 2022, ou início de 2023. E se calhar é melhor assim… Visto que na altura já deverá ser possível comprar uma placa gráfica sem ter de vender um rim no mercado negro, ou ter de esperar semanas/meses por uma unidade em stock.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também