Mercedes faz recall de 1 milhão de veículos lançados desde 2016!

A Mercedes está a chamar 1.29 milhões de veículos às oficinas. Tudo devido a uma falha no software eCall. É de facto um software muito importante. Assim espera-se que funcione muito bem. De facto, este sistema da Mercedes pode fazer toda a diferença em caso de acidente. No caso de algo correr muito mal, o veículo notifica automaticamente as autoridades. Informa também sobre a localização do veículo e o número de pessoas que estavam no veículo. No entanto como está a haver problemas com este sistema em alguns veículos, a Mercedes decidiu fazer o recall para resolver todas as situações em alguns automóveis vendidos entre 2016 e 2021!

Mercedes faz recall de 1 milhão de veículos lançados desde 2016!

O problema é que o software não está a fornecer a localização correta aos serviços de emergência conforme assinala a revista Car and Driver.

O recall cobre diversos veículos, como referi, entre 2016 e 2021. Neles estão incluídos os modelos CLA-Class, GLA-Class, GLE-Class, GLS-Class, SLC-Class, A-Class, GT-Class, C-Class, E-Class, S-Class, CLS-Class, SL-Class, B-Class, GLB-Class, GLC-Class e G-Class.

Mercedes recall
Fonte: Mercedes-AMG

O fabricante não tem conhecimento de qualquer problema que tenha resultado desta falha. Ainda assim quer resolver já este problema nos veículos através de um software de update. Ele pode ser instalado nas oficinas ou então ser descarregado como um update normal.

O recall começa a 6 de Abril.

A Mercedes já explicou a situação. Um problema a fornecer energia ao módulo de comunicação em caso de acidente pode fazer com que a localização indicada esteja incorreta. No entanto, outras funções relacionadas com as chamadas de emergência continuam a funcionar. Ou seja, esta falha não afeta tudo e realmente só a questão de localização. Como referimos tudo se resolve através de um update de firmware.

A propósito disto a Reuters revelou que em 2019, a Mercedes na Europa investigou um incidente onde o sistema de chamadas revelava uma posição incorreta do veículo. Para além disso foram encontradas outras situações onde esta localização incorreta ocorria.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também