Inicio Hardware Mercado global de PCs deverá sofrer queda de 3.4% em 2020

Mercado global de PCs deverá sofrer queda de 3.4% em 2020

O mercado global de PCs não tem estado propriamente mau. No entanto, em 2020 as vendas deverão sofrer uma queda. É que a procura está a decrescer devido à saturação do mercado e falta de novidades. Para além disso, o coronavírus também poderá ter um impacto na capacidade de produção em pelo menos dois terços.

Mercado global de PCs deverá sofrer queda de 3.4% em 2020

Olhando para a previsão feita pela empresa de estudos de mercado, Canalys, os envios para distribuição deverão cair 3.4% este ano. Isto se as coisas até correrem bem. No entanto, se o coronavírus continuar a fazer estragos este número poderá crescer. Dito isto, pode chegar aos 8.8%.

Mercado global de PCs

O cenário mais negro poderá ocorrer na China. É que neste país as vendas poderão cair 12.2%, ou pelo menos 3.8% no melhor cenário.

Para colocarmos esta informação em números, as vendas totais de PCs vendidos em 2019 chegaram aos 396 milhões de acordo com a Canalys. Este ano deverão situar-se entre as 362 e os 382 milhões de unidades.

Este impacto será mais dramático no primeiro e segundo trimestre, com os envios para distribuição a diminuirem 10 e 9%, respetivamente. Quanto à capacidade de produção, em Fevereiro, deverá ser entre os 30 a 35% no melhor cenário. No pior, deverá situar-se entre os 20 ou 25%. Eventualmente tudo deverá estabilizar em Março caso o coronavírus fique mais calminho. Claro que esta situação infecciosa também poderá manter-se e tudo só melhorar em Maio.

Mercado global de PCs

No entanto, quando caminharmos para o final do ano, as condições do mercado global de PCs deverão melhorar significativamente à medida que a procura aumenta e a capacidade de produção também. Assim, a Canalys prevê um aumento de 17% ano-a-ano no quatro trimestre, seguido de um tímido crescimento de 0.3% em 2021.

De facto, o coronavírus continua a ter um forte impacto na indústria da tecnologia, considerando que muitos produtos são produzidos na China. Aliás a Apple está também a sofrer com este problema que deverá conduzir ao adiamento do iPhone 9. Do mesmo modo, as atualizações Xiaomi deverão começar a chegar aos equipamentos de forma mais lenta. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

A Nintendo Entertainment System (NES) fez 35 anos!

Em Outubro de 1985, a Nintendo estreou a Nintendo Entertainment System, a consola que revolucionou o mercado! Curiosamente, embora a Nintendo tenha sido fundada em...

007 tem data de lançamento! Mas está por um fio… Streaming é opção!

O mundo do cinema foi-se completamente a baixo nesta reta final do horrível ano de 2020. Devido ao adiamento de filmes como 007: Sem...

Volkswagen ID.3 obtém nota máxima nos testes de segurança

O novo Volkswagen ID.3 não consegue parar de impressionar nos testes que têm aparecido. Afinal de contas, além das opiniões positivas dos jornalistas acerca...

Estava à espera do relógio da OnePlus? Espere sentado!

Segundo novas informações, a OnePlus decidiu adiar indefinidamente o lançamento do seu primeiro smartwatch. A fonte é bastante fidedigna (Max J.), especialmente no mundo...

Galaxy S21 igual ao Galaxy S20? Fabricantes em dificuldades?

Galaxy S21 igual ao Galaxy S20? - Os consumidores já se andam a queixar de falta de inovação no mundo dos smartphones há algum...