A conhecida empresa IDC comunicou que o mercado mundial dos PCs tradicionais regressou finalmente ao crescimento durante o primeiro trimestre de 2024, com 59,8 milhões de envios. O crescimento registado foi de 1,5% em relação ao ano anterior e é a primeira vez em anos que se regista um crescimento.
Mercado dos PCs voltou finalmente a crescer em 2024!
No primeiro trimestre de 2023, o mercado registou um declínio de 28,7% em relação ao ano anterior. Isto representando o ponto mais baixo da história dos PCs. Além de voltar a crescer este ano, a IDC diz que os volumes finalmente voltaram ao nível pré-pandémico. Em comparação, o primeiro trimestre de 2019 viu 60,5 milhões de unidades enviadas.
Na maior parte do mundo, a inflação tem vindo a descer e, como resultado, as remessas de PCs começaram a recuperar. A IDC observa, no entanto, que as pressões deflacionárias na China tiveram impacto no mercado global de PCs e, na China, os PCs de secretária têm uma fraca procura, pelo que houve outro trimestre de menor procura de PCs.
Comentando a notícia, Jitesh Ubrani da IDC disse:
“Apesar das lutas da China, espera-se que a recuperação continue em 2024. Isto à medida que os PCs de IA mais novos chegam às prateleiras ainda este ano e os compradores comerciais começam a atualizar os PCs que foram adquiridos durante a pandemia. Junto com o crescimento nas remessas, espera-se que os PCs com IA também tenham preços mais altos, proporcionando mais oportunidades para os fabricantes de PCs e componentes.
A IDC também tem dados sobre quais OEMs tiveram o melhor desempenho. Em primeiro lugar ficou a Lenovo com 23% de quota de mercado, seguida da HP com 20,1% de quota de mercado. A Dell ficou em terceiro lugar com 15,5% de quota de mercado e a Apple seguiu-se com 8,1% de quota de mercado. Finalmente, a Asus ficou em quinto lugar com 6,1% de quota de mercado.
Espera-se que o lançamento de novos PCs com IA e a retirada do Windows 10 no próximo ano ajudem a impulsionar as vendas de PCs. Para quem resiste muito à atualização e não consegue instalar o Windows 11, existe a opção do ChromeOS Flex da Google ou de outras distribuições Linux. Se estiver à procura de uma distribuição Linux que seja muito segura como o ChromeOS, mas que seja um ambiente de trabalho completo, então o Fedora Silverblue é uma boa escolha.