Não é novidade para ninguém que o mundo das telecomunicações em Portugal funciona como um cartel entre as três grandes operadoras nacionais (MEO, NOS e Vodafone). Sendo exatamente por isso que temos vindo a falar tanto da DIGI, e no passado também falámos da LigaT. É imperativo que entrem novas empresas, de forma a espicaçar o mercado.
O que é um Cartel?
- O cartel é um acordo entre empresas que pretendem controlar um qualquer mercado. Isto ao pré-determinar preços, ao mesmo tempo que limita a área de atuação de potenciais concorrentes. Os cartéis prejudicam os consumidores, pois aumentam os preços e restringem a oferta de produtos ou serviços, ou inviabiliza a aquisição destes.
MEO, Vodafone e NOS com a mesma oferta?
Portanto, se quiser um exemplo de pré-determinação de preços e ofertas, nada melhor que olhar para uma das mais recentes campanhas das três operadoras a atuar em Portugal.
Curiosamente, além da “oferta” de 1Gbps e dobro dos dados móveis, todos estes pacotes têm o mesmo exato preço “base” de 62.99€, mas que com um desconto, baixa para os 49.99€.
Autoridade da concorrência? Será apenas uma coincidência?
O problema aqui é que ter preços iguais, ou ofertas iguais, não é por si só ilegal. O que é contra a lei, é a combinação, ou melhor, a pré-determinação destes preços e ofertas entre estas empresas. O que claro está, é muito difÃcil de provar.
Mais uma vez, é exatamente por isso que é imperativo a entrada de novas empresas neste mercado. Só temos a ganhar com uma empresa jovem, com vontade de ter sucesso, num mercado altamente estagnado e dominado por “velhas” empresas.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Gostava de ver mais mexidas no mercado de telecomunicações? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.