MEO, NOS e Vodafone: Costa da Caparica é ponto negro no mapa

É um problema recorrente que dura há anos. Quem mora na margem sul e sobretudo na zona da Costa da Caparica e arredores mais vale não ter Internet móvel. Sobretudo daquelas que anunciam ligações de alta velocidade. É que na maioria dos dias infelizmente as velocidades ficam muito aquém da velocidade contratada. E este problema é transversal aos três operadores. MEO, NOS e Vodafone. No entanto, nem sempre foi assim. Especialmente no que diz respeito ao último operador de que falei. No entanto, parece que nem a gigante vermelha consegue lidar com a afluência aos fins de semana.

MEO, NOS e Vodafone: Costa da Caparica é ponto negro no mapa

É verdade que no pico do Verão, por vezes, existe um reforço por parte dos operadores e as coisas não são assim tão negras. Agora quando estamos no limbo, ou seja, naquela altura em que é Primavera mas já parece que é Verão ou até mesmo em Junho somos brindados com velocidades de 1KB/s. Em alguns casos nem chega a tanto.

A Vodafone sempre foi o operador que nestas situações se portou melhor. Digo por experiência própria ao longo destes anos. De facto, é até o operador que acaba por impor mais limites de downloads ao nível da banda larga móvel para manter a qualidade de rede. O problema é que essa qualidade de rede neste momento, na zona da Costa da Caparica e arredores não está a ser mantida. Dito isto, quem depende unicamente de banda larga móvel no local onde se encontra para trabalhar ou simplesmente navegar na Internet, passa por sérias dificuldades. Basta chegar o fim-de-semana. Embora isto não signifique que durante a semana as coisas sejam perfeitas.

NOS costa da caparica
NOS: velocidade registada Domingo, 12 de Junho
Vodafone costa da caparica
Vodafone: Velocidade registada Domingo, 12 de Junho
Meo Costa da Caparica
MEO: Velocidade registada Domingo, 12 de Junho

Claro que tudo isto se justifica pela enorme afluência que têm as zonas das praias e afins. Mas ainda assim e sendo isto um problema recorrentemente não era altura dos operadores estarem logo preparados e darem um serviço minimamente decente aos utilizadores.

Os padrões de qualidade não estão a ser mantidos, as estações estão fortemente sobrecarregadas e em último caso quem se prejudica são os utilizadores.

Ora numa altura em que já se fala tanto do 5G, não seria mais importante conseguirem garantir qualidade de serviço do que uma “mega-velocidade” que só funciona a sério nos grandes centros urbanos.

No que diz respeito à velocidade média da banda larga móvel e se olharmos para os dados de Abril vemos que normalmente temos uma velocidade de download na ordem dos 69 Mbps e uma de upload nos 13.28 mbps. Ora em determinados pontos isto nem de longe nem de perto corresponde à verdade. Aliás, como ilustram as imagens acima.

Mas afinal quem tem a melhor Internet móvel?

Para este efeito temos de nos afastar da Costa da Caparica e olharmos para os últimos dados disponibilizados pelo SpeedTest.

O Speedtest tem algo chamado Speedtest Intelligence que consegue analisar tudo o que se passa nas redes. Isto através do feedback de milhões de utilizadores em todo o mundo. Ora assim foi fácil concluir-se quem garante mais velocidade. Pelo menos em teoria.

De acordo com os dados de 2021 o operador que disponibiliza maior velocidade de acesso à Internet nos dispositivos móveis é o MEO. Foi atribuída uma classificação de 53.50 pontos. Em segundo está a Vodafone com 43.90 pontos. Por fim, em terceiro lugar temos a NOS. A classificação foi de 40.23 pontos.

Internet operador

O operador com menor latência no acesso à Internet

Antes de passar uns valores, um aparte. A latência é no fundo o tempo que leva um pacote de dados a ir de um dispositivo ou de um servidor até outro dispositivo ou computador. Isto significa que quando menor melhor.

Latência na banda larga móvel

No caso da banda larga móvel quem ganha é a NOS com 27 ms. Depois temos a Vodafone com 30ms e a MEO em terceiro lugar com 31. Ou seja não há grandes diferenças.

Que internet tem melhor qualidade de serviço (consistência)

Isto é um fator muito importante. Ou seja, de que nos serve ter uma Internet que durante alguns segundos nos dá a maior velocidade mas depois é muito instável? Assim a próxima classificação destaca os operadores com a Internet mais estável.

Assim o operador que garante mais consistência tanto na rede fixa como na banda larga móvel é a Vodafone. Depois surge a MEO em segundo lugar e a NOS em terceiro.

Internet operador

Em que cidade a Internet é mais rápida? 

Se disse Lisboa ou Porto enganou-se. Tanto na rede fixa como na banda larga móvel.

Cidade com banda larga móvel mais rápida

Ora neste campo a cidade onde a Internet é mais rápida é Braga. Depois temos Lisboa. A seguir o Porto, Vila nova de Gaia e Amadora.

A realidade

Tudo isto é muito bonito mas o que é certo é que para além dos grandes centros urbanos os operadores têm de se preocupar mais com determinadas zonas do país, muito visitadas mas algo ignoradas. Pelo menos até a determinadas fases em que é feito um reforço.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Play Store: atenção a esta app com milhões de downloads!

Temos de ter realmente muito cuidado já que um...

Google Maps tem um segredo para ficar muito melhor

O Google Maps é uma aplicação que funciona com...

Waze ganha a função que pode acabar com o Google Maps

Em comparação com todas as outras aplicações não há...

(Análise) VIVO V23 5G: Um smartphone diferente!

(Análise) VIVO V23 5G: Conhece a Vivo? Estamos a...