O WhatsApp passou de uma simples aplicação de mensagens instantâneas para uma plataforma aloja empresas, canais, comunidades e muito mais. No entanto, com muitas empresas a confiarem no WhatsApp para enviar as suas mensagens de marketing, alguns utilizadores encontram-se agora sobrecarregados com spam. Embora possam sempre bloquear estas empresas, isso impedi-los-ia de receber mensagens importantes, como actualizações de encomendas e códigos de autenticação de dois fatores. Felizmente, a empresa-mãe Meta está ciente do problema do spam de marketing e está a introduzir novas ferramentas para ajudar os utilizadores do WhatsApp a manter as suas caixas de entrada sob controlo.
O site TechCrunch relata que “as empresas podem enviar mensagens através da API do WhatsApp com base numa destas quatro categorias: marketing (ofertas, novos produtos), utilidade (actualizações de encomendas, saldo da conta), autenticação (palavras-passe de uso único) e serviço (questões de clientes)”. Numa declaração a este meio, a Meta anunciou que irá trazer controlos granulares para os chats de negócios.
O utilizador escolhe o que recebe
Esta mudança permitirá que os utilizadores optem por não receber textos de marketing enquanto continuavam a receber mensagens de utilidade, autenticação e serviço. Depois espera-se que os utilizadores possam optar por voltar a participar se quiserem receber novamente promoções de uma determinada empresa. Esta funcionalidade seria ideal para quem procura descontos ocasionalmente ou durante a época festiva.
Se não estiver satisfeito com o funcionamento desta funcionalidade, o WhatsApp já oferece soluções alternativas que podem ajudar a minimizar o spam de marketing. Estas incluem o bloqueio, o silenciamento, o arquivamento e a categorização de conversas através de listas personalizadas. Graças a estas ferramentas, os utilizadores podem facilmente colocar as conversas pessoais no centro das atenções e deixar o resto de parte.
Para além deste bloqueio de mensagens de marketing o WhatsApp vai continuar a trabalhar em formas de bloquear outras mensagens não solicitadas. Mais especificamente os muitos esquemas que circulam na Internet.