Android: mensagens da Google vai proteger a sua privacidade!

A Google está a tornar o Android cada vez mais seguro. E isto a vários níveis. Recentemente adicionou mais restrições de sideload com o Android 14. Isto torna mais difícil a extração de dados do telefone por parte de pessoas mal intencionadas. No entanto existem sempre formas criativas de contornar todos os tipos de funcionalidades de segurança. É provavelmente por isso que a app de Mensagens da Google está a experimentar uma nova medida. Tudo para impedir que consigam ter acesso aos códigos que lhe sejam enviados por SMS. É sem dúvida uma boa forma da app de mensagens da Google proteger a sua privacidade no smartphone Android.

Android: mensagens da Google vai proteger a sua privacidade!

Como revelado pelo AssembleDebug no seu blogue TheSpAndroid, a Google está a testar o bloqueio da utilização da aplicação Mensagens. Isto quando detecta que está a partilhar o seu ecrã com alguém. Assim evita que um utilizador mal intencionado consiga bisbilhotar conversas privadas e, mais importante ainda, códigos de segurança enviados por SMS. Quando a experiência é ativada no seu telemóvel (de momento, parece tratar-se de uma implementação faseada), verá uma faixa com a seguinte mensagem: “Está a partilhar o seu ecrã com alguém. Se não conhece essa pessoa, pare de partilhar imediatamente. A Google ocultou o seu conteúdo sensível por motivos de segurança”.

Só quando parar de partilhar o seu ecrã é que poderá voltar a ver as suas Mensagens normalmente. Embora o AssembleDebug tenha ativado manualmente esta função, parece que ela também já está a ser implementada para algumas pessoas. Alguém descreveu no suporte Google que está a ver mensagens com exatamente o mesmo texto. Muitas das pessoas afetadas dizem que não estão a partilhar ativamente o ecrã. Isto pode significar que um bug está a fazer com que o banner apareça preventivamente. Ou então alguém conseguiu entrar no dispositivo, configurando uma ferramenta secreta de partilha de ecrã.

Embora faça sentido para a Google manter os seus dados tão seguros quanto possível, a ideia de bloquear a utilização de algumas aplicações durante a partilha de ecrã pode ter um efeito contrário. Por um lado, algumas pessoas podem legitimamente precisar de ajuda na aplicação Mensagens, e o bloqueio impede que amigos, familiares e não só vejam a aplicação em ação.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também