Memória RAM baixou! Vai baixar mais! Mas… Preços iguais?

Durante esta manhã, falámos um pouco sobre a queda de preço nos chips DRAM, que claro está, dão vida à memória RAM que tanta falta faz em qualquer aparelho eletrônico. Mas faz ideia do impacto que esta queda de preços tem no mercado de tecnologia? Vamos por partes!

Memória RAM baixou, e vai baixar ainda mais. Contudo, os preços da tecnologia teimam em não cair!

Portanto, os chips de memória DRAM caíram 20% no primeiro trimestre de 2023, e ao que tudo indica, vão cair outros 15% nos próximos meses, até ao verão. Sendo exatamente por isso que algumas fabricantes estão a cortar de forma muito significa na produção, mesmo que isso não tenha grandes resultados no imediato. (Em alguns casos, há stock para 3 ou 4 meses em armazém, e pouca ou nenhuma procura para despachar esses produtos para os clientes).

Faz ideia daquilo que estes cortes no preço significam para o mundo tech?

DRAM

Antes de mais nada, é preciso ter em conta que existem vários tipos de memória RAM, para mercados diferentes. Como é o caso da memória DRAM para PC (DDR4 e DDR5). Memória mobile para smartphones, tablets e alguns casos até portáteis (LPDDR). Memória para placas gráficas (GDDR), etc…

Ainda assim, apesar de ser notória uma queda de preço no mundo dos kits de memória RAM, sejam estes DDR4 ou DDR5, especialmente no lado do DDR4 que está lentamente a deixar de ser suportado pelas fabricantes. A verdade é que nos restantes mercados, não se notam quedas de preço. Aliás, basta olhar para o mundo dos smartphones, que está a encarecer a olhos vistos, com qualquer gama média a tocar nos 400€, e topos de gama a ultrapassar os 1400€. O mesmo se vê no lado dos portáteis, com os preços a manterem-se mais ou menos consistentes relativamente às gerações de 2021 e 2022.

Se os preços dos chips estão a cair, porque… Vamos ser muito honestos, a crise de chips já não existe, porque é que a tecnologia continua cara, e em alguns casos, continua a encarecer?

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.