Estas alterações vão melhorar a qualidade de imagem da TV!

Quer a qualidade de imagem da sua TV pareça insuficiente ou tenha acabado de comprar um novo televisor e pretenda ajustar as definições para obter uma experiência de visualização mais optimizada, ficará satisfeito por saber que algumas alterações podem fazer toda a diferença. De facto, nenhum televisor oferece uma qualidade de imagem extraordinária quando se acaba de ligar. Assim vamos dizer-lhe quais as alterações escondidas que pode fazer para melhorar a qualidade de imagem da sua TV.

Estas alterações vão melhorar a qualidade de imagem da TV!

Grande parte dos televisores actuais, deste os mais básicos aos topo de gama, têm funcionalidades e definições incorporadas que podem ajudá-lo a ajustar a qualidade da imagem ao seu gosto. Mas quais as melhores e aquelas que deve mesmo ativar?

Modo de cinema

Uma TV novinha em folha estará normalmente definida para o modo Standard, Vívido, Brilhante ou um modo semelhante. Este é normalmente o modo predefinido e pode até parecer bastante bom à primeira vista com o brilho ou a nitidez aumentados. No entanto, estas não são as melhores definições se estiver a tentar melhorar a qualidade da imagem.

Embora seja subestimado, principalmente devido à falta de conhecimento do que faz, o modo Cinema, Filme ou Cineasta é o que produzirá a melhor experiência de visualização de televisão. Estes modos foram especificamente concebidos para reproduzir o vídeo da forma que o realizador ou o criador de conteúdos pretendia que fosse, proporcionando uma experiência de visualização mais autêntica.

Normalmente, a utilização deste modo aquece a temperatura para que as cores não fiquem demasiado frias. Também reduz o realce das margens para melhorar a qualidade geral da imagem e ajusta a gama para tornar o contraste mais realista.

Estes ajustes garantem a visualização de mais detalhes e menos ruído sem ter de alterar definições específicas. Por isso, se não quiser ir muito fundo no ajuste de características específicas do seu televisor, alterar o modo de predefinição para cinema fará grande parte do trabalho por si.

Suavização de movimento

Há anos que os televisores incluem uma funcionalidade chamada suavização de movimento ou interpolação de frames. Em muitos casos, esta função vem activada por defeito. Se acabou de desembalar e instalar um televisor novinho em folha e reparou que a qualidade da imagem parece estranhamente nítida é provável que isso se deva a esta definição no seu televisor.

TV nova, televisão ligada enquanto dorme, compre uma TV, OLED, Mudar de TV no Natal

Os filmes e programas de televisão modernos são normalmente filmados a 24 fotogramas por segundo (FPS). No entanto, o seu televisor é provavelmente capaz de reproduzir o vídeo a 60 ou 120 FPS. Esta discrepância entre a velocidade de fotogramas original do vídeo e a do televisor é o que faz com que a suavização de movimentos entre em ação. Esta funcionalidade, ao criar artificialmente novos frames entre os originais, faz com que o vídeo pareça mais fluido e menos desfocado. Os fabricantes ativam esta função por defeito, para que a experiência de visualização seja mais suave.

Muitas pessoas desligam esta funcionalidade logo à partida para evitar o chamado “efeito de novela”. Dito isto, é importante notar que a tecnologia de suavização de movimentos evoluiu muito ao longo dos anos. Os televisores modernos permitem que os utilizadores personalizem o grau de suavização de movimentos. Assim, em vez de simplesmente ligar ou desligar, o utilizador pode decidir qual o grau de suavização que pretende.

Temperatura da cor

Se já utiliza o seu televisor há algum tempo, é provável que esta definição faça com que todas as cores pareçam ligeiramente desfasadas. Isto acontece porque, nesta altura, já está habituado à temperatura de cor atual do seu televisor, mesmo que seja diferente da que o realizador ou criador de conteúdos pretendia para as suas filmagens.

No entanto, o facto é que ajustar a temperatura da cor para corresponder à norma D65 pode melhorar drasticamente a precisão e o realismo dos objectos no ecrã, aproximando a qualidade geral da imagem do que era suposto ser. Isto é verdade quer tenha um televisor económico ou um mais caro.

Se a temperatura de cor do televisor estiver definida para fria, o que é comum em muitos televisores que saem da caixa, é melhor alterá-la para quente. Se o fizer, é de esperar que, inicialmente, todas as cores do ecrã pareçam ligeiramente mais amarelas ou vermelhas.

No entanto, a definição quente é a que mais se aproxima da norma D65. Assim esta mudança irá proporcionar-lhe a melhor experiência de visualização. Se, após alguns dias, continuar a achar que a definição quente é demasiado chocante, pode reduzir a temperatura da cor para neutra. Em última análise, brincar com esta definição de TV bastante subestimada ajudá-lo-á a personalizar a temperatura a seu gosto.

Iluminação

A retroiluminação é o que controla a saída de luz do televisor. Nos modelos mais antigos, a retroiluminação era obtida através de lâmpadas fluorescentes, ao passo que nos televisores modernos são utilizados LEDs para este efeito.

Os televisores atualmente disponíveis permitem-lhe ajustar a saída de luz global – deve poder fazê-lo através do controlo da retroiluminação, que também pode ser rotulado como luz OLED ou uma variante, consoante as especificações do seu televisor.

O que é fantástico nesta definição é que pode ajustá-la com base na iluminação da divisão em que se encontra. Por exemplo, se estiver numa divisão com muita luz solar, pode querer aumentar a luz de fundo para que os objectos no ecrã sejam visíveis. Por outro lado, se estiver numa sala escura, diminuir a intensidade da luz de fundo pode ajudar.

Redução do ruído

Ao navegar nas definições do televisor, poderá deparar-se com algo chamado Redução de ruído ou Redução dinâmica de ruído. A tecnologia de redução de ruído compara essencialmente diferentes fotogramas entre si e remove quaisquer pixéis não consistentes de cada fotograma, proporcionando uma imagem mais nítida e estável. A tecnologia de redução dinâmica de ruído vai mais longe. Assim analisa as diferenças entre fotogramas e tenta remover aquilo que não pertence a eles.

Embora a recomendação comum seja desativar a redução de ruído porque é inútil quando se assiste a vídeos de alta qualidade, a verdade é que esta definição pode ser útil quando se assiste a vídeos de baixa resolução ou a filmes e programas de televisão mais antigos. Isto é especialmente verdade porque é provável que veja conteúdos de diferentes qualidades no mesmo televisor de alta definição.

Agora já sabe como melhorar a qualidade de imagem da sua TV.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Pixel 9 – Afinal… Revolução ou mais do mesmo!?

No mercado atual de smartphones, é muito mais comum ver as fabricantes a apostar em atualizações incrementais, em vez de novidades realmente inovadoras e...

Cinco anos de prisão devido à IPTV: autoridades à caça! 

Os gastos mensais não param de aumentar para milhares de portugueses. Afinal de contas todos os serviços estão de uma forma geral mais caros...

Dash Cams: ter uma câmara no carro pode ser muito perigoso!

Já referimos na Leak a importância das dash cams e aquilo em que podem ajudar. No entanto, esta é uma questão controversa. É que...

Como ativar a proteção da bateria no seu telemóvel Samsung

A proteção da bateria pode ser uma excelente ferramenta para quem tem um telemóvel Samsung e pretende prolongar a vida útil do mesmo. Mas...

Dyson também quer brincar aos auscultadores topo de gama!

Dyson OnTrac - Caso não saiba, apesar do facto de a Dyson ser extremamente conhecida pelos seus aspiradores, purificadores de ar, e secadores de...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados