Inicio Especiais (Mega Leak) NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti... Já sabemos tudo!

(Mega Leak) NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti… Já sabemos tudo!

Os ‘leaks’ acerca das placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 3000 não têm parado por nada deste mundo nos últimos dias! E pelos vistos, até a empresa vir a público confirmar o que tem saído a público, esta onda é mesmo para continuar! Ao fim ao cabo, parece que já temos na Internet todas as informações relativamente às especificações técnicas da GeForce RTX 3080 Ti, graças às fontes dentro da própria NVIDIA do responsável pelo canal do YouTube Moore’s Law is Dead.



(Mega Leak) NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti… Já sabemos tudo!

Portanto, já temos muitos e bons detalhes acerca do design Founders Edition da RTX 3080 Ti. Assim, dito isto, vamos ter um cooler com 3 ventoinhas, um par de entradas PCIe de 8 pinos, três saídas DisplayPort, uma HDMI e finalmente uma saída VirtualLink USB-C.

Além disto, parece que a arquitetura Ampere também já vai chegar ao mercado com suporte ao standard PCIe 4.0. Isto apesar de continuar a ser retro-compatível com o standard PCIe 3.0. (Não sabemos se a utilização em boards 3.0 irá ter algum impacto na performance.)

Com a nova arquitetura Ampere, a NVIDIA vai lançar três versões de GPUs topo de gama!

Pois bem, vamos ter o GPU GA102 a liderar a nova geração ao suceder ao TU102. (RTX 3080 Ti)

De seguida, temos o GPU GA104 (RTX 3070?) um pouco mais abaixo a suceder ao TU104, e finalmente um GPU novo na forma do GA103 que deverá ficar no meio dos dois referenciados anteriormente. (RTX 3080? Este GPU não tem antecessor na gama Turing RTX 2000).

Entretanto, o GPU GA102 que deverá dar vida à RTX 3080 Ti deverá contar com 5376 núcleos ‘Ampere CUDA‘ que por sua vez deverão apresentar um aumento de IPC à volta dos 10%. Além disto, vamos também ter um aumento bastante significativo nas frequências de relógio, tudo graças à utilização do processo de produção de 7nm da TSMC.

Para ter noção de tudo o que estou a escrever, o protótipo do GA102 já consegue frequências 40% superiores em relação à RTX 2080 Ti, ao mesmo tempo que consegue um aumento de performance de mais ou menos 50% dependendo da otimização do jogo em execução. Curiosamente, já existem jogos a apresentar uma melhoria de performance à volta dos 70%.

Como se isto não fosse suficiente, a NVIDIA também irá apostar em memória GDDR6 18Gbps! (863GB/s). E claro, cada núcleo RT (Ray Tracing) irá ser capaz de processar 4x mais intersecções por clock em comparação à atual arquitetura Turing.

A NVIDIA vai apostar exclusivamente nos 7nm da TSMC, mas parece que vamos ter produtos de linhas diferentes…

RTX 3080 ti.

Como dissemos no passado, a NVIDIA quer apostar forte e feio nos 7nm da TSMC em 2020, de forma a já preparar o salto para os 5nm no futuro. Mas também de forma a roubar um pouco do espaço que a rival AMD tem conquistado junto da parceira.

Dito isto, apesar da gama Ampere ser produzida apenas e só nas linhas de 7nm da TSMC, nem todos os GPUs irão ser baseados no mais recente processo 7nm+ (EUV), apenas os GPUS mais potentes irão ter essa honra, tudo o resto irá ser produzido na técnica de produção mais antiga de 7nm.

Lançamento? Quando?

A NVIDIA vai mesmo demonstrar um pouco daquilo que tem estado a preparar já em Maio na GTC. No entanto, como seria de esperar, este evento vai ser mais focado nas partes HPC. Por isso, vamos ter de esperar até ao mês de Setembro para assistirmos ao lançamento das novas RTX 3000, as novas placas para jogos NVIDIA GeForce.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

WhatsApp recebe imagens autodestrutivas! Veja como funciona

O WhatsApp tem estado a testar uma novidade de imagens autodestrutivas nos últimos meses. As primeiras provas surgiram pela primeira vez no início deste...

Windows 10 recebe patch com lista monstruosa de correções

Depois da pequena lista de correções de bugs do Patch Tuesday de setembro para a atualização do Windows 10 de outubro de 2020 (versão...

Android 11 na TV: o que está presente na nova versão!

A Google está a acompanhar o lançamento do Android 11 com muitas novidades. Dito isto, foi lançada uma nova versão do Wear OS, o...

Galaxy Note 20 vs Galaxy Note 20 Ultra: qual é mais resistente?

Embora pertençam à mesma gama, existem algumas diferenças entre o Galaxy Note 20 e o Galaxy Note 20 Ultra. Eles usam diferentes ecrãs, câmaras,...

Com medo dos 825GB da PlayStation 5? Ainda bem!

Se há coisa que assusta na nova geração de consolas, principalmente na PlayStation 5 que apenas conta com 825GB de capacidade de armazenamento na...