Novo sistema consegue medir a frequência cardíaca com a câmara

O Everyday Genius é uma iniciativa que incentiva as pessoas a resolverem problemas utilizando a tecnologia MediaTek e que por vezes dá origem a inovações muito interessantes.

A mais recente saiu da mão de uma equipa de dois, Yu-Ting Chen e Tung-Chien Chen, que arranjaram uma forma de medir a frequência cardíaca de uma pessoa, sem necessidade de tocar no paciente. Este procedimento foi conseguido em dois dispositivos equipados com os processadores Helio P10 e Helio X20 da MediaTek.

A forma comum de registarmos a frequência cardíaca de alguém é sentir o pulso e isto implica que se toque na pessoa. Este equipa descobriu que também é possível fazê-lo utilizando a câmara de um smartphone.

O princípio de funcionamento é simples. Quando o coração bate e bombeia sangue, a pele fica levemente ruborizada.Utilizando a câmara de um smartphone alimentado por um processador Helio P10 ou Helio X20, essas pequenas alterações na cor da pele podem ser gravadas graças à tecnologia de processamento visual deste fabricante. Posteriormente os dados gravados são então interpretados por uma aplicação de processamento visual que disponibiliza o resultado (frequência cardíaca) em poucos segundos.

Embora esta inovação seja assinalável, ainda está longe da perfeição, uma vez que depende do tom de pele das pessoas. Ainda assim, no futuro, pode vir a tornar-se num sistema de diagnóstico remoto importante.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário