Medicamentos para pulgas e carraças podem provocar danos neurológicos

Manter o seu cão ou gato livre de pulgas e outros parasitas é sem dúvida uma prova de amor e dedicação. No entanto, para já nos Estados Unidos, a organização que regula os medicamentos naquele país (FDA) revela que alguns destes medicamentos podem ter efeitos secundários muito perigosos. Alguns deles estão à venda em Portugal.

Quatro medicamentos em particular são citados pelo novo relatório

No alerta emitido nos Estados Unidos pela FDA, os medicamentos referidos são o Bravecto, Credelio, Nexgard e Simparica. Atenção que estes medicamentos não estão a ser banidos, mas a organização de saúde norte-americana quis alertar os donos de animais para a possibilidade destes medicamentos poderem ser potencialmente problemáticos para alguns animais de estimação.

No entanto, importa salientar que a maioria dos animais de estimação que foram tratados com drogas da classe isoxazolina não tiveram quaisquer efeitos colaterais negativos.

“A FDA considera que os produtos da classe isoxazolina são seguros e eficazes para cães e gatos, mas lançou este alerta para que os donos de animais e veterinários possam levá-lo em consideração ao escolherem produtos para pulgas e carraças para os seus animais de estimação”, explica a organização.

Convulsões são um dos sintomas, especialmente em animais que nunca tiveram este tipo de problemas

Dito isto, foram relatadas algumas reações neurológicas graves, incluindo convulsões em animais que não têm histórico de tais sintomas. A propósito disto, a FDA tem recolhido e acompanhado as reações às drogas desta classe e solicita que no caso de ocorrer algum sintoma, os donos dos animais contactem diretamente qualquer um dos fabricantes que produzem estes medicamentos, incluindo a Merck, Elanco, Merial e Zoetis.

Entretanto a entidade reguladora americana afirma que os donos de animais devem considerar se esses medicamentos são apropriados para o seu animal de estimação em particular. Para que não restem dúvidas, analise todas as opções com o seu veterinário para escolher o produto certo para o seu animal de estimação.

Fonte