Há alguns dias atrás, noticiámos que a MediaTek estava a planear lutar de frente com aquilo que a Qualcomm, Apple e Samsung têm para oferecer no mundo dos processadores mobile topo de gama! Isto, com o seu novo SoC Dimensity 9000 produzido nas linhas de 4nm da TSMC.
Estamos a falar de um processador anunciado muito antes do Qualcomm Snapdragon 8 Gen1 (898), mas que infelizmente, não vai chegar mais cedo que a oferta rival. Afinal de contas, é muito provável que chegue apenas em Fevereiro- O que infelizmente acaba por retirar um pouco da magia de todo a ‘nova’ estratégia da MediaTek.
MediaTek quer apostar forte nos topo de gama Android! Mas só em Fevereiro…
Portanto, apesar do anúncio recente referente ao super poderoso Dimensity 9000 de 4nm, parece que a Qualcomm vai chegar mais cedo ao mercado, com a sua própria solução de 4nm graças aos novos smartphones topo de gama da Xiaomi e Samsung. Que por sua vez deverão ser anunciados em Dezembro de 2021, e Fevereiro de 2022, respetivamente.
Ou seja, a tão badalada “vantagem” da MediaTek parece ser de sol de pouca dura, visto que vai muito provavelmente chegar mais tarde. Assim, apesar de contar com um pacote de núcleos de processamento muito interessante, onde temos de salientar o uso do Arm Cortex-X2, e de oferecer 20% de aumento de performance relativamente ao seu antecessor… É muito provável que fique atrás da nova oferta da Qualcomm.
No campo da Qualcomm, é esperado que exista uma anúncio já na próxima semana, durante a Snapdragon Tech Summit 2021. O novo Snapdragon 8 Gen1 de 4nm deverá trazer grandes melhorias de performance e eficiência energética, com algumas surpresas esperadas no campo gráfico.
Ainda assim, se por ventura a MediaTek conseguir oferecer um bom SoC, capaz de rivalizar com o novo Snapdragon, a um preço mais baixo… Quem sabe? Até pode vir a ter muito sucesso no mundo Android.