MediaTek revela novos deca-core MediaTek Helio X23 e Helio X27


Por em

Enquanto todos falávamos dos futuros MediaTek Helio X30 e Helio X35, que deverão ser a aposta no topo de gama em 2017, a MediaTek anunciou discretamente os novos Helio X23 e Helio X27, actualizações dos Helio X20 e X25, mantendo a sua arquitectura fundamental.

Assim, ambos os processadores continuam a contar com três grupos de núcleos, deixando para o grupo de dois Cortex-A72 (agora a 2,3GHz e 2,6GHz) o trabalho pesado, enquanto os veteranos A53 lidam com as tarefas medianas. A RAM continua a ser do tipo LPDDR3 até 4GB e com frequência de 800MHz, o que manterá ambos os chips estritamente fora da gama alta pura, provando obviamente que nem todos os gigabytes nascem iguais.

A GPU mantém-se a Mali T880 MP4, embora com performance melhorada, e a litografia permanece nos 20nm.

As principais melhorias dos novos processadores são, por isso, noutros campos menos óbvios. A MediaTek parece ter refinado ambos os chips para um funcionamento optimizado e introduziu uma nova versão do processador de imagem Imagiq que promete melhorar o foco das câmaras dos terminais, e acrescenta controlos para parâmetros como a saturação, exposição ou efeitos de grande abertura.

Do lado da eficiência energética, mantido o processo litográfico e os núcleos, a MediaTek optou pelo Envelope Tracking Module, um módulo que ajusta dinamicamente a voltagem de saída da bateria e permite por isso obter poupanças energéticas na ordem dos 15%.

Os primeiros dispositivos com os novos chips deverão estar disponíveis o mais tardar no início de 2017. Tendo em conta o segmento, podemos contar com os típicos smartphones chineses com excelente relação preço/performance.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Netflix disponibiliza transferências em dispositivos móveis

O seu Huawei pode receber Android Nougat já no início de 2017

Seguinte