MediaTek mostrou à Google como se faz um chip bom e barato!

O novo MediaTek Dimensity 9500 pode não oferecer o mesmo nível de performance face à mais recente aposta da Qualcomm, mas… Está a dar uma autêntica lição à Google. O chip, que usa apenas tecnologia ARM genérica, está a derrotar o Tensor G5 em praticamente todos os testes de desempenho, e caso não saiba, apesar do facto de o SoC da Google ser significativamente mais barato, fica a dica que é possível fazer muito com pouco dinheiro.

Ou seja, a Google, que há meses tenta desvalorizar benchmarks como se fossem apenas números sem importância, esquece-se de um detalhe… Quando se cobram preços ao nível da Apple, é natural que os consumidores esperem performance ao nível da Apple.

O Tensor G5, presente nos novos Pixel 10, é o ponto fraco dos mais recentes aparelhos da Google.

MediaTek 1 – Google 0?

A diferença começa logo no início, na base.

O Dimensity 9500 conta com um CPU de oito núcleos com tecnologia ARM de última geração, incluindo um núcleo Ultra a 4.21 GHz e suporte para ray tracing através de um GPU Mali-G1 Ultra.

Por sua vez, o Tensor G5 continua preso ao passado, com núcleos ARM Cortex-X4 mais antigos e uma GPU da Imagination sem ray tracing. Escolhas que apenas servem para cortar custos.

O resultado? Nos testes Geekbench 6, o chip da MediaTek atinge 3460 pontos em single-core e 10.192 em multi-core, enquanto o Tensor G5 fica pelos 2301 e 6987, respetivamente. Diferença abismal.

O preço? Do quê? Nem tudo pode ser à base do dinheiro.

A parte mais curiosa é que o Dimensity 9500, que bate o Tensor G5 com facilidade, custa entre 180 e 200 dólares por unidade. Sendo assim muito mais barato que o Snapdragon 8 Elite Gen5.

Caso não saiba, a Google fixou um limite interno de 65 dólares para o seu chip, sacrificando desempenho e eficiência em nome de margens de lucro mais altas.

Mas, os preços continuam a subir, e o SoC continua a ficar para trás.

São decisões difíceis de justificar. O Pixel 10 começa num preço muito similar ao iPhone 17, porém sem o mesmo desempenho, e ficando aquém em muitas outras áreas que são de facto importantes.

Lições que a Google devia aprender?

A MediaTek conseguiu criar um SoC potente, mais eficiente e ainda assim barato, tudo sem recorrer a truques. Isso devia servir de exemplo à Google. Especialmente agora que a aposta nos Pixel anda a subir de tom.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque