MediaTek lança chipset Helio P65! Interessante mas não encanta!

A MediaTek anunciou um novo chipset que tem o nome de código Helio P65. O novo chipset é muito semelhante ao Helio P70, mas não é uma atualização do outro mundo comparativamente ao P70 ou o antigo Helio P60. No entanto, o chipset vem com núcleos rápidos, assim como uma unidade de processamento neural melhorada (NPU).

MediaTek lança chipset Helio P65! Interessante mas não encanta!

No que diz respeito à arquitetura, o chipset MediaTek Helio P65 tem um CPU com dois núcleos ARM Cortex-A75 e seis núcleos Cortex-A55.

Helio P65

Em comparação, os modelos Helio P60 e P70 apresentam quatro Cortex-A73 e quatro Cortex-A53. As informações divulgadas pela ARM mostram que o Cortex-A75 é cerca de 22% mais rápido que o A73. Por outro lado, o Cortex-A55 também é cerca de 18% mais rápido que o A53. Assim, espera-se que o novo chipset tenha maior desempenho que os antecessores nos testes single-core. No entanto, não esperamos a mesma melhoria nos testes multi-core. Aí o desempenho deverá ser inferior ao do Helio P60 / P70.

O novo chipset não tem o poder de um gama média superior.

No entanto ainda acaba por se situar no segmento de gama média. Entretanto, este chipset utiliza a placa gráfica Mali-G52 em vez do mais potente Mali-G72 que está presente no P70. O chipset também vem com suporte para 1 GB de RAM LPDDR4X. Só se pode ligar ao  armazenamento eMMc 5.1 e não ao mais rápido UFS 2.1.

Para além do que já referimos, o Helio P65 suporta até um sensor de câmara única de 48MP ou uma configuração de câmara dupla de 16MP + 16MP. Entretanto, também temos acesso a fotos em bokeh e ao sistema de Redução de Ruído Multi-Frame.

A MediaTek também afirma que o P65 é duas vezes mais rápido que o anterior chipset Helio com a NPU. O chipset também é considerado 30% mais rápido do que o “concorrente direto”.

Ao nível do vídeo, o chipset suporta o formato H.265 e possui Estabilização Eletrónica de Imagem. Entretanto, o chipset suporta apenas a gravação de vídeos até 1080p / 60, pois não há suporte para gravação de vídeo 4K.

A MediaTek não revelou novas informações acerca do novo processo de fabrico de chipsets. No entanto e olhando para os Helio P60, P70 e P90 é fácil percebermos que ele foi desenvolvido pelo processo de 12nm da TSMC.

Mais informações

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário