MediaTek Helio x30 oficializado

Com o MediaTek Helio X25 ainda a chegar ao mercado, o fabricante acaba de anunciar o sucessor Helio X30, um deca-core aparentemente muito capaz.

A arquitectura do MediaTek Helio X30 inclui quatro novos núcleos Cortex A73 a 2.8GHz, quatro núcleos Cortex A53 a 2.2GHz e ainda dois Cortex A53 a 2GHz, para as tarefas menos essenciais. 

No entanto, a grande novidade vai para a adopção do processo de fabrico de 10nm, face aos 20nm do Helio X20. É um passo que deverá garantir maior eficiência energética e performance sem aquecimento excessivo.

MediaTek Helio x30

A gráfica também muda para a PowerVR 7XT, mas é de salientar que o processador vem com capacidade para 8GB de RAM DDR4. Portanto, trata-se de uma capacidade que indiciam smartphones com RAM bastante generosa já em 2017, com o Helio X30 a apontar para o topo absoluto dos smartphones topo de gama.

As câmaras suportadas vão até 26MP, inclusivamente duplas, e a tecnologia LTE banda 12 está a bordo.

Ainda não se sabe quando o MediaTek Helio X30 3 chegará ao mercado. Não antecipamos antes do ano que vem, por esta altura, eventualmente com anúncios já na IFA.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

pub