MediaTek Helio X30 oficializado no Mobile World Congress

Em agosto de 2016 a MediaTek revelou ao mundo o chipset Helio X30 que acabou por oficializar nesta edição do Mobile World Congress. Os primeiros equipamentos a utilizarem-no serão lançados no segundo trimestre deste ano.

O Helio X30 é o SoC mais poderoso desta empresa até à data e como tal será utilizado apenas em dispositivos high-end. É desenvolvido com um processo de fabrico de 10nm e utiliza um design baseado em três clusters de núcleos. A empresa afirma que necessita de menos 50% de energia e garante um aumento de 35% de desempenho, comparativamente ao antecessor.

Vem com dois núcleos ARM Cortex-A73 que operam a 2.5 GHz, quatro ARM Cortex-A53 a 2.2GHz e outros quatro ARM Cortex-A35 a 1.9 GHz.

Este chipset disponibiliza ainda a placa gráfica PowerVR Series7XT Plus que funciona a 800 MHz e é 2.4 vezes mais rápida que a anterior.

O Helio X30 suporta ecrãs até 2560×1600 pixéis, 8 GB de memória e câmaras duplas de 16+16 megapixéis.

Muito avançado, inclui ainda com tecnologia CorePilot 4.0 que permite maximizar significativamente a autonomia.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também