MediaTek Dimensity 900: novo chipset para smartphones gama-média!

Foi em Novembro de 2019 que a MediaTek lançou o primeiro chipset 5G, o Dimensity 1000. Desde essa altura chegaram muito mais e que apostam sobretudo numa excelente relação qualidade/preço. Agora e depois de no início do ano terem chegado os Dimensity 1100 e o 1220, eis que chegou a vez de ficarmos a conhecer o MediaTek Dimensity 900. Destina-se sobretudo a equipamentos gama-média.

MediaTek Dimensity 900: novo chipset para smartphones gama-média!

Assim como acontece com o MediaTek Dimensity 1100 e 1200 lançados no início do ano, o Dimensity 900 também é fabricado com a tecnologia de 6nm da TSMC. Possui um modem 5G integrado que suporta 5G NSA e SA, agregação de canais, Dynamic Spectrum Sharing (DSS) e suporte para VoNR.

O MediaTek Dimensity 900 é um processador octa-core que possui oito núcleos. Dois são ARM Cortex-A78 e operam a 2.4GHz. Existem também seis Cortex-A55 que funcionam até 2GHz. Entretanto destaca-se a presença de uma placa gráfica ARM Mali-G68. Este chip suporta memória LPDDR5 e LPDDR4x, bem como armazenamento UFS 3.1 e UFS 2.2.

MediaTek Dimensity 900

Ao nível do suporte gráfico, o Dimensity 900 suporta uma resolução máxima de 2520×1080 pixéis e uma taxa de atualização de 120Hz.

No caso da fotografia não está nada mal servido. Isto porque é capaz de suportar sensores de 108 megapixéis. Para além disso suporta gravação de vídeo 4K HDR com redução de ruído e fotos de efeito bokeh com uma única câmara. Ou seja, o resto é feito com a ajuda da inteligência artificial.

O pormenor mais interessante é que este chipset vem com funções premium que normalmente só estavam disponíveis nos topos-de-gama. Nelas estão o suporte para o processamento de imagem Imagiq 5.0, suporte para Wi-Fi 6 e também para o motor de jogo HyperEngine.

Os smartphones com este novo processador devem chegar ao mercado ainda no segundo trimestre de 2021. De facto e olhando para as características não duvido que serão equipamentos bem interessantes.

Fonte

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11: problema de velocidade com a AMD está resolvido!

O Windows 11 chegou com um bug que fazia com que os computadores com processadores AMD ficassem com problemas de desempenho, sobretudo nos jogos...

Natal de 2021 pode ser sem smartphones! Escassez aumenta!

Os fabricantes de smartphones não estão a ter uma vida fácil e de facto podemos dizer que se preparam para atravessar uma situação muito...

O kit de memória RAM DDR5 mais estranho é da Galax

Hoje em dia, as fabricantes de componentes de alta performance para o mundo dos PCs, têm de arranjar designs interessantes na parte visual, mas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!