MediaTek Dimensity 900: novo chipset para smartphones gama-média!

Foi em Novembro de 2019 que a MediaTek lançou o primeiro chipset 5G, o Dimensity 1000. Desde essa altura chegaram muito mais e que apostam sobretudo numa excelente relação qualidade/preço. Agora e depois de no início do ano terem chegado os Dimensity 1100 e o 1220, eis que chegou a vez de ficarmos a conhecer o MediaTek Dimensity 900. Destina-se sobretudo a equipamentos gama-média.

MediaTek Dimensity 900: novo chipset para smartphones gama-média!

Assim como acontece com o MediaTek Dimensity 1100 e 1200 lançados no início do ano, o Dimensity 900 também é fabricado com a tecnologia de 6nm da TSMC. Possui um modem 5G integrado que suporta 5G NSA e SA, agregação de canais, Dynamic Spectrum Sharing (DSS) e suporte para VoNR.

O MediaTek Dimensity 900 é um processador octa-core que possui oito núcleos. Dois são ARM Cortex-A78 e operam a 2.4GHz. Existem também seis Cortex-A55 que funcionam até 2GHz. Entretanto destaca-se a presença de uma placa gráfica ARM Mali-G68. Este chip suporta memória LPDDR5 e LPDDR4x, bem como armazenamento UFS 3.1 e UFS 2.2.

MediaTek Dimensity 900

Ao nível do suporte gráfico, o Dimensity 900 suporta uma resolução máxima de 2520×1080 pixéis e uma taxa de atualização de 120Hz.

No caso da fotografia não está nada mal servido. Isto porque é capaz de suportar sensores de 108 megapixéis. Para além disso suporta gravação de vídeo 4K HDR com redução de ruído e fotos de efeito bokeh com uma única câmara. Ou seja, o resto é feito com a ajuda da inteligência artificial.

O pormenor mais interessante é que este chipset vem com funções premium que normalmente só estavam disponíveis nos topos-de-gama. Nelas estão o suporte para o processamento de imagem Imagiq 5.0, suporte para Wi-Fi 6 e também para o motor de jogo HyperEngine.

Os smartphones com este novo processador devem chegar ao mercado ainda no segundo trimestre de 2021. De facto e olhando para as características não duvido que serão equipamentos bem interessantes.

Fonte

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Microsoft confirmou. TPM 2.0 é obrigatório! Até nas máquinas virtuais

O Windows 11 está mesmo prestes a chegar ao mercado, visto que a sua data de lançamento já foi antecipada do 11.11 para o...

AMD vai ter placas muito mais rápidas (mas mais caras) em 2022!

Esta não é a primeira vez que vemos alguns rumores a falar acerca da nova geração de placas gráficas AMD Radeon, mas uma coisa...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!