Como seria de esperar, Setembro vai ser mês grande para quem gosta de chips de topo no mundo Android.
Afinal, tanto a MediaTek como a Qualcomm vão revelar os seus novos processadores, mas segundo um rumor, a MediaTek vai jogar a carta da antecipação, ao mesmo tempo que aposta forte e feio na performance e eficiência energética! O Dimensity 9500 será apresentado a 22 de setembro, exatamente um dia antes do Snapdragon 8 Elite Gen 2 subir ao palco no Snapdragon Summit.
A ideia é, claro, roubar os holofotes à principal rival.
Estratégia para ganhar palco!
Mesmo que a diferença seja de apenas 24 horas, este timing pode dar à MediaTek uma vantagem importante na guerra pela atenção mediática. Especialmente se este SoC for mais poderoso em certos campos, face ao novo Snapdragon 8 Elite Gen2.
O que muda no Dimensity 9500?
O novo SoC vai ser produzido no processo TSMC N3P de 3 nm, tal como o seu rival direto, mas muda a arquitetura: abandona o esquema 1 + 3 + 4 do Dimensity 9400 e passa para uma configuração 2 + 6 de núcleos.
- Performance cores até 4,0 GHz (menos que os 4,74 GHz do Snapdragon 8 Elite Gen 2)
- GPU Mali-G1 Ultra com 12 núcleos
- Suporte para ARM SME (Scalable Matrix Extension) para melhor lidar com cargas de trabalho complexas e aumentar o desempenho até 20% em multi-core
Assim, apesar de manter os designs de CPU e GPU da ARM, a MediaTek promete ganhos relevantes de eficiência e potência, o que pode tornar este SoC muito mais competitivo.
Em suma, pode finalmente acontecer aquilo que todos nós queríamos. Que é uma MediaTek em pé de igualdade, ou possivelmente até um pouco acima da Qualcomm. Isto pode mexer um pouco com o mercado!
Antes de mais nada, isto é algo que te entusiasma? Pode mudar o mercado? Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.