MB Way cobra comissões e está cada vez mais escondido

Quem usa MB Way todos os dias provavelmente já passou por isto, ou vai passar em breve. Fazes uma transferência como sempre fizeste, tudo normal, e de repente aparece uma comissão. Pequena, mas aparece. Por vezes nem notas que já pagaste outras comissões, porque são valores irrisórios.

Queres reclamar com o teu banco, mas a assistência diz que a comissão é da SIBS (MB Way), por sua vez, a SIBS afirma que a comissão é do banco.

Mas, se fizeres a mesma transferência pelo MB Way da App do teu banco, ela costuma ser quase sempre 100% gratuita. É estranho não é?

É aquela história do grão a grão enche a galinha o papo. E é também uma estratégia dos bancos. Está tudo a querer “mamar” comissões.

Então quem está afinal a cobrar?

A resposta curta é simples: o banco.

O MB Way não cobra diretamente ao utilizador final. Quem define se há ou não comissões é o banco onde tens a conta associada ao serviço. Isto não é novo, nem apareceu do nada. Existem vários bancos a cobrar comissões há anos. Até está no preçário. O problema é que quase ninguém lê o preçário.

Como é que isto funciona?

Aqui está o detalhe que faz toda a diferença e que muita gente ignora.

MB Way desconhecido

Se usares o MB Way através da app oficial do MB Way, o banco pode cobrar comissão.
Mas, se usares o MB Way integrado na app do teu banco, em muitos casos continua a ser gratuito.

O problema é, e eu tenho notado isso com a app do meu banco, o MB Way está cada vez mais escondido na app. Da última vez que tentei fazer uma transferência, tive de ir à procura do botão, e até tive de recorrer à barra de pesquisa. Em alguns casos, a app do banco nem tem acesso à lista de contactos, ou seja, vais ter de ir à procura do número, copiar, e depois colar.

Ou seja, fica a sensação de que os bancos começam a empurrar o consumidor para as comissões, ao dificultar o acesso à funcionalidade. Isto porque ninguém está para perder tempo à procura de algo quando pode pura e simplesmente pagar uma comissão de meros cêntimos. É feio. É mesmo muito feio. Mas é a nossa realidade.

 

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também