Ă uma expressĂŁo que jĂĄ deve ter ouvido em muitos filmes e sĂ©ries. Um aviĂŁo estĂĄ a cair em direção ao solo e o piloto repete vĂĄrias vezes a palavra Mayday. Entretanto, nessa altura, o centro de controlo aĂ©reo entra em acção porque sabe que o aviĂŁo estĂĄ em perigo. Mas qual a razĂŁo pela qual os pilotos dizem Mayday numa emergĂȘncia?
Mayday utiliza-se em determinados tipos de emergĂȘncia
A palavra tem as suas raĂzes na lĂngua francesa, pois vem da frase âm’aiderâ, que se traduz aproximadamente por âajuda-meâ. Usar algo como âMaydayâ funciona melhor do que outros pedidos de socorro como âSOSâ porque Ă© inconfundĂvel. Dizer trĂȘs vezes Ă© ainda mais definitivo.
A dĂ©cada de 1920 assistiu a um aumento do trĂĄfego aĂ©reo, o que significava que um sinal de socorro reconhecido internacionalmente era vital. Um operador de rĂĄdio do aeroporto de Croydon, em Londres, chamado Frederick Stanley Mockford, foi encarregado de conceber essa frase. Como o aeroporto recebia muito trĂĄfego de França, pensou numa frase francesa e acabou por escolher m’aider.
à certo que os pilotos poderiam utilizar SOS, mas as consoantes poderiam facilmente ser confundidas com qualquer outra consoante de som semelhante. Isto confundiria o centro de controlo e outros pilotos. O SOS funcionava para as embarcaçÔes navais porque estas comunicavam através do código Morse.
A palavra Ă© normalmente repetida
Ă essencial que o piloto em dificuldades repita a palavra como forma de limitar qualquer tipo de confusĂŁo. Pode haver conversas numa das frequĂȘncias de emergĂȘncia – 121,5 MHz e 243 MHz – que jĂĄ estejam a responder a outro Mayday, caso em que o centro de controlo pode ter de repetir a palavra.
O Mayday estĂĄ estritamente reservado para emergĂȘncias imediatas, mas hĂĄ outras chamadas que os pilotos podem utilizar para assinalar cenĂĄrios menos alarmantes. Nem sempre os motores se apagam e os aviĂ”es caem do cĂ©u. Por vezes, hĂĄ falhas mecĂąnicas em que os trens de aterragem ou os flaps nĂŁo funcionam corretamente. O Mayday Ă© para situaçÔes de risco de vida e tem prioridade. Abaixo deste, em termos de prioridade, existe o Pan-Pan. Esta chamada Ă© urgente mas nĂŁo representa um risco de vida e estĂĄ reservada para as falhas mecĂąnicas anteriormente mencionadas. TambĂ©m se pode utilizar no caso de um passageiro estar a passar por uma emergĂȘncia mĂ©dica.