Atenção! Estas coisas estão a matar a sua rede Wi-Fi!

Todos os equipamentos dependem cada vez mais da Internet. São exemplo disso TVs, Consolas, Computadores, Boxes, e até aparelhos que temos na cozinha. Em comum têm o facto de na maioria dos casos recorrerem a uma rede Wi-Fi. É por esse motivo que ela tem de estar a funcionar da melhor forma possível. Por esse motivo tenha atenção a estas coisas que estão a matar a sua rede Wi-Fi!

Atenção! Estas coisas estão a matar a sua rede Wi-Fi!

Router no chão ou muito baixo

Não coloque o router no chão. Deve afastá-lo do chão até uma altura de pelo menos um metro e meio se possível. Veja as coisas como uma lâmpada. Quando a ligamos queremos que brilhe o mais possível, e não alumie apenas o chão. Isto é um princípio básico. Quanto mais alto estiver o router melhor será. Isto porque terá menos interferências e obstáculos para ultrapassar.

Mas não é só a altura que é importante. Se possível, coloque o seu router no centro da sua casa. Os routers enviam sinais sem fios em todas as direções, por isso, estrategicamente, colocar o seu router numa localização central ajudará a manter a sua ligação nos limites da sua casa. Para além disso até podemos conseguir ter melhor sinal em determinadas divisões.

rede wi-fi do router

Algumas pessoas mesmo que tenham a possibilidade de colocar o router numa parte mais central da casa por terem as ligações necessárias, preferem colocá-lo num canto da sala ou num sítio onde fica esteticamente melhor mas mais perto da parede que dá acesso à casa do vizinho. Isto é um erro. Não só estamos a tentar outras pessoas a terem acesso à nossa Internet como acabamos por ter falhas de ligação em determinados pontos da casa. Assim evite fazer isto.

- Advertisement -

Colocar o router Wi-Fi junto à TV

Há muitas pessoas que colocam o router da operadora perto da TV por razões óbvias. A maioria tem uma Smart TV com acesso a muitos serviços de streaming e partimos do princípio que quanto mais perto estiver do router melhor será. Para além disso, em muitos casos, é onde os instaladores o colocam. No entanto isto é na realidade um erro.

Embora o princípio em relação à TV esteja correto, ou seja, quanto mais perto do router melhor velocidade, há um problema e de facto não é boa ideia fazer isto.

O Wi-Fi utiliza ondas de rádio para transmitir o sinal de Internet pela nossa casa. Ora estas ondas rádio estão sujeitas a muitas interferências. Especialmente por parte dos dispositivos eletrónicos onde estão incluídas as TVs.

Outra razão pelas qual não devemos colocar o router perto da TV é porque pode obstruir o sinal Wi-Fi. É verdade que os sinais podem passar pela TV. Mas todo o metal que existe no interior vai degradar a força do sinal. Se não tiver outra escolha, uma vez que a instalação da sua casa não o permite colocar noutro lado, então o ideal será estar a cerca de 180 cms.

Esconder o router

Por questões estéticas até é bonito esconder-se o router. No entanto não é lá muito boa ideia. Ao colocarmos este equipamento dentro de um móvel vamos estar a adicionar entraves à transmissão do sinal Wi-Fi.

Não reiniciar o router

A maioria dos routers mais recentes não precisam de ser reiniciados regularmente. Mas, como a maioria das pessoas sabe por vezes pode ser importante para restaurarmos a nossa ligação e conseguirmos melhor velocidade. Entretanto, neste campo, quem tem alguns equipamentos mais avançados ou firmwares como o DD-WRT têm uma vantagem. Podem agender reinícios para determinadas horas. Por exemplo, pode programar o router para reiniciar quando está a dormir, por exemplo, às quatro ou cinco da manhã

No entanto, se se encontrar a reiniciar regularmente o router, as opções de firmware DD-WRT e Tomato têm opções de reinicialização cronometradas. Desempare-o uma vez por dia enquanto dorme, e nunca vai notar o tempo de inatividade enquanto o router desliga e recomeça.

Não verificar a utilização da banda larga

Se descobrir que as suas velocidades Wi-Fi caem em determinadas horas do dia, então é possível que o software ou outros dispositivos estejam a consumir a sua largura de banda. Grandes downloads, streaming de vídeo ou jogos online podem ser os principais responsáveis.

Pode descobrir isto através do router ou de alguma aplicação. O Capsa é uma excelente app grátis para este efeito.

O malware também pode ser o culpado pelas suas velocidades lentas, por isso certifique-se de ativar a proteção e executar uma varredura antivírus.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.