Mars 2020: O novo veículo da NASA terá 24 câmaras


Por em

A nova versão do veículo espacial que irá explorar Marte e que tem data de lançamento agendada para 2020, terá cerca de 23 câmaras segundo fonte oficial da NASA.

Na prática são mais 6 que o Curiosity, que tem estado a explorar o planeta vermelho desde Agosto de 2012 e 13 mais do que os exploradores do tamanho de carrinhos que golfe que chegaram a diferentes regiões de Marte em 2004. Importa salientar que a Spirit foi declarada “morta”, ou se preferirem, não funcional, em 2011. Já a Opportunity continua ativa até aos dias de hoje.

A Mastcam-Z, uma versão melhorada da câmara de alta-definição da Curiosity, será os olhos do novo veículo, sendo que o Z significa Zoom. Uma capacidade que a Mastcam da Curiosity não tem. Entretanto e já que falamos em nomes, saibam que o nome Mast, vem do facto deste instrumento estar localizado na parte mais alta deste veículo, ou seja, do Mastro no nosso idioma.

A Mastcam-Z vai ser capaz de capturar mais imagens 3D que o equipamento que esteva disponível anteriormente, o que vai permitir aos cientistas explorarem as caraterísticas geológicas do planeta com mais detalhe e analisar determinados locais de difícil acesso a partir de grandes distâncias.

Sete das câmaras do veículo Mars 2020 estão lá para propósitos científicos. As outras sete são para capturar imagens durante a entrada na atmosfera do planeta e aterragem. As restantes são câmaras integradas para níveis de engenharia, permitindo a este veículo navegar com maior facilidade e evitar obstáculos perigosos.

Lembramos que até à data, as câmaras de engenharia da Spirit, Opportunity e Curiosity capturavam fotos a preto e branco. No caso da Mars 2020 serão capturas a cor e com alta-definição.

Para além dos aspetos fotográficos, este veículo espacial vai ser também muito importante para missões tripuladas a Marte. A Mars 2020 vai incluir, por exemplo, um instrumento chamado MOXIE que tem a capacidade de produzir oxigénio a partir do dióxido de carbono encontrado no planeta vermelho.

Fonte: Space.com

Leia também

Ou veja mais notícias de Fora da Caixa

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

HTC vai lançar smartphones com câmara dupla em 2018

Samsung já permite desativar o botão Bixby de vez

Seguinte