Inicio Fora da Caixa Mars 2020: O novo veículo da NASA terá 24 câmaras

Mars 2020: O novo veículo da NASA terá 24 câmaras

A nova versão do veículo espacial que irá explorar Marte e que tem data de lançamento agendada para 2020, terá cerca de 23 câmaras segundo fonte oficial da NASA.

Na prática são mais 6 que o Curiosity, que tem estado a explorar o planeta vermelho desde Agosto de 2012 e 13 mais do que os exploradores do tamanho de carrinhos que golfe que chegaram a diferentes regiões de Marte em 2004. Importa salientar que a Spirit foi declarada “morta”, ou se preferirem, não funcional, em 2011. Já a Opportunity continua ativa até aos dias de hoje.

A Mastcam-Z, uma versão melhorada da câmara de alta-definição da Curiosity, será os olhos do novo veículo, sendo que o Z significa Zoom. Uma capacidade que a Mastcam da Curiosity não tem. Entretanto e já que falamos em nomes, saibam que o nome Mast, vem do facto deste instrumento estar localizado na parte mais alta deste veículo, ou seja, do Mastro no nosso idioma.

A Mastcam-Z vai ser capaz de capturar mais imagens 3D que o equipamento que esteva disponível anteriormente, o que vai permitir aos cientistas explorarem as caraterísticas geológicas do planeta com mais detalhe e analisar determinados locais de difícil acesso a partir de grandes distâncias.

Sete das câmaras do veículo Mars 2020 estão lá para propósitos científicos. As outras sete são para capturar imagens durante a entrada na atmosfera do planeta e aterragem. As restantes são câmaras integradas para níveis de engenharia, permitindo a este veículo navegar com maior facilidade e evitar obstáculos perigosos.

Lembramos que até à data, as câmaras de engenharia da Spirit, Opportunity e Curiosity capturavam fotos a preto e branco. No caso da Mars 2020 serão capturas a cor e com alta-definição.

Para além dos aspetos fotográficos, este veículo espacial vai ser também muito importante para missões tripuladas a Marte. A Mars 2020 vai incluir, por exemplo, um instrumento chamado MOXIE que tem a capacidade de produzir oxigénio a partir do dióxido de carbono encontrado no planeta vermelho.

Fonte: Space.com Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Encontre o seu smartphone Samsung roubado e sem Internet!

Demorou mais chegou. A função offline do Find My Mobile já está disponível fora dos EUA. Isto graças a uma atualização que levou esta...

Microsoft prepara maior revolução de sempre no Windows 10

A Microsoft quer fazer uma verdadeira revolução no Menu Iniciar, no Centro de Acção e no Explorador de ficheiros do Windows 10. Mas há...

Microsoft Edge ganha mais uma arma contra o Chrome!

O novo Microsoft Edge é baseado no Chromium, ou seja, no motor do Google Chrome. Isto trouxe-lhe muitas novidades. No entanto, ainda faltam outras....

Veja as novas estreias na Netflix para os próximos meses!

Depois da própria plataforma ter anunciado qual o novo conteúdo que irá disponibilizar no próximo mês de Novembro, ficámos também a saber que séries...

Hoje ficámos a saber mais sobre o ecrã do Galaxy S21 Ultra!

Um analista muito conhecido do mundo Samsung acabou de partilhar alguma informação acerca do ecrã que irá chegar ao mercado pelas mãos do Galaxy...