Hoje em dia, temos várias lojas online conhecidas a apostar nos famosos ‘Marketplace’. O que é isto ao certo? É um modelo de negócio que tenta alavancar as vendas online, ao apostar em produtos de terceiros, debaixo da bandeira de uma marca mais conhecida. Muito resumidamente, os marketplaces são uma espécie de centros comerciais online.
Em Portugal temos vários tipos de marketplaces, como é o caso da Worten ou da Fnac, temos também um internacional extremamente conhecido, que é o caso da Amazon. Aqui, podemos comprar produtos diretamente à loja, ou então, a terceiros, que se associaram à loja principal.
Porém, até aqui, estes produtos comprados a terceiros, poderiam trazer problemas associados, porque muitas vezes, as entidades ‘bandeiras’ ignoravam os problemas, e atiravam os consumidores para as lojas mais pequenas. Bem, isso está a acabar!
Tem medo de comprar no Marketplace? Vai ficar mais seguro!
Portanto, ao longo dos anos, as leis e regulamentação à volta deste tipo de loja online tem vido a aumentar de forma muito significativa, para proteger o consumidor. Sendo exatamente por isso, que a partir de agora (Abril de 2023), as lojas ‘bandeira’ vão ter ainda mais responsabilidade sobre os produtos vendidos no seu marketplace. Isto sobre a pena de pagarem multas avultadas.
Muito resumidamente, se comprar algo a partir de um marketplace de um grande retalhista, vai poder exigir tudo e mais alguma coisa, tal e qual como se tivesse comprado diretamente a partir das suas prateleiras. Estamos a falar de devoluções de produto, reclamações, garantia, etc…
É uma mudança de paradigma que faz sentido, porque vamos ser honestos, os marketplaces estão cada vez maiores, e os Portugueses estão a aderir cada vez mais à coisa. Sim, é verdade que a grande maioria dos consumidores não sabe a diferença de comprar diretamente à loja, ou a partir de um terceiro. Apenas sabem que estão a comprar na loja online daquela merca velha conhecida. Por isso, faz todo o sentido que as coisas fiquem mais normalizadas, mais simples, e mais seguras para o consumidor.
Antes de mais nada, é fã dos marketplaces, ou faz questão de comprar diretamente às lojas? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!