Existem muitos equipamentos que utilizamos na nossa cozinha e que representam um grande rombo na fatura da eletricidade. Se olharmos em geral para o que temos na cozinha e quisermos identificar os equipamentos mais gastadores eventualmente pensamos na secadora, máquinas de lavar roupa e louça, frigorífico e talvez forno. De facto, alguns deles estão corretos mas nem todos. Isto leva-nos a uma questão que é muitas vezes colocada pelas pessoas. Qual é a máquina que gasta mais, a de lavar louça ou roupa? Eventualmente vai ficar admirado com a resposta.
Máquina de lavar roupa ou louça: há uma que gasta muito mais!
Considerando a rotação a que chega a máquina de lavar roupa, entre outras coisas, podemos pensar que é a que tem mais impacto na conta da luz no final do ano. No entanto, não é verdade.
Se disse máquina de lavar louça acertou. De facto, é o equipamento que gasta mais e as pessoas utilizam-na por cerca de 1000 horas ao longo do ano. Ora isso custa cerca de 260 Euros ao ano. Ou seja é um valor substancial na conta da luz.
A máquina de lavar roupa gasta um pouco menos por vários motivos. Dito isto, o impacto na conta da luz ao final do ano pode situar-se nos 140 Euros. Claro que tudo depende da utilização.
Mas qual é o segredo para uma delas gastar bastante mais?
O que faz gastar muita electricidade, tanto no que diz respeito à máquina de lavar louça como na de roupa é o aquecimento. Ou seja, o aquecer a água é realmente o que faz gastar mais. Dito isto, facilmente percebemos que no caso da louça ela é sempre lavada a temperaturas mais altas do que aquelas que utilizamos na máquina de lavar roupa.
Não quer dizer que uma vez ou outra não haja necessidade de fazermos uma lavagem de roupa a altas temperaturas. Ainda assim na maioria das vezes fazemos uma lavagem “normal” com temperaturas a rondarem os 30 ou 40 graus. Aliás a roupa agradece este gesto.
No caso da louça temos sempre temperaturas substancialmente mais altas.