Se fizer isto a sua máquina de lavar roupa dura o dobro!

Uma máquina de lavar roupa é sempre um investimento importante. Afinal de contas não estamos a falar de valores propriamente pequenos. Dito isto, tudo o que ajude a que a máquina de lavar dure mais, eventualmente o dobro, é muito bem vindo. Assim e para que proteja ao máximo o valor que investiu vamos dizer-lhe como dar uma vida longa a sua máquina. Na prática se fizer isto e segundo os especialistas a sua máquina de lavar roupa dura o dobro.

Se fizer isto a sua máquina de lavar roupa dura o dobro!

Existem pelo menos cinco coisas essenciais que tem mesmo de fazer para a sua máquina de lavar roupa durar mais. O melhor de tudo é que nem são feitos muito complicados.

Deixar a porta da máquina aberta após as lavagens

A primeira coisa que deve sempre fazer é deixar a porta da máquina aberta. Isto logo a seguir a utilizá-la. O objetivo é que a máquina seque totalmente. Se fechar a porta o bolor e o mofo vão acumular-se dentro do tambor. Isto vai deixar a roupa com cheiros e na maioria dos casos é um problema que leva tempo a resolver. No entanto se já está com este problema pode experimentar o truque que referimos aqui.

Passe o tambor da máquina por água quente uma vez por mês

A maioria das pessoas faz lavagens a baixas temperaturas o que está correto porque nos permite poupar muito dinheiro ao final do mês. Para além disso com a eficácia atual dos detergentes acabamos por ficar com a roupa perfeitamente levada. No entanto, isto permite que a sujidade se acumule dentro da máquina.

máquina de lavar dura

Uma lavagem a quente significa fazer um ciclo de pelo menos 40 graus. Mas idealmente deve ser regulada para a temperatura mais quente possível.

Algumas máquinas vão até 90 ou 95 graus o que pode ajudar a livrar-se de quaisquer odores, germes e bactérias. O vinagre branco também pode ajudar a remover os odores, embora em alguns casos não seja necessário. Isto porque algumas pessoas afirmam que até pode vir a causar danos no futuro.

Utilizar uma solução especial mas caseira

Por vezes, usar um método ecológico para limpar a roupa também pode ajudar a se livrar do calcário. Exemplo disso é utilizar uma mistura de vinagre branco e bicarbonato de sódio. No entanto não é algo que deva fazer sempre. Eventualmente de 3 em 3 meses ou com maior distância.

Limpar as borrachas e a porta com regularidade

A limpeza regular dos vedantes da porta é crucial para reduzir qualquer bolor que possa ter “assentado” na zona húmida da máquina. O bolor que ficar durante muito tempo nessa zona vai acabar por afundar na borracha e será quase impossível de remover.

Não utilize detergente a mais

Muitas pessoas pensam que quando as coisas estão muito sujas mais vale colocar-se um pouco mais de detergente. Isto para que fique tudo mais limpo e cheiroso. Mas acredite ou não a verdade está exatamente no oposto. O excesso de detergente pode parecer a solução perfeita para limpar toda a sujidade que está a cobrir a sua roupa. Mas, infelizmente, muito detergente não vai ser a solução.

Se utilizar mais sabão do que o recomendado a roupa pode ficar com alguns restos de detergente. Nesses restos podem-se manter algumas bactérias. Como se isto não bastasse também pode levar a que muitos odores continuem na roupa. Para se livrar deste problema tem de voltar a lavar a roupa sem detergente, o que é um trabalho extra desnecessário.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.