Máquina de lavar louça: cuidado não siga o novo truque!

As redes sociais estão cheias de dicas para todo o tipo de equipamentos, sobretudo quando o assunto envolve limpezas. Assim temos sugestões incríveis para a máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça, micro-ondas e muito mais. Mas será que todas elas são verdadeiras? Bem, a questão nem é se são verdadeiras. O problema é que algumas delas podem fazer mais mal do que bem. A nova moda que anda a correr o TikTok e não só diz respeito a uma grande poupança que podemos ter com a máquina de lavar. O problema é que representa um verdadeiro perigo para a máquina de lavar louça. Não só para o funcionamento como para a poupança. É que pode acabar por ter o efeito adverso e até fazer-lhe mal à saúde.

Máquina de lavar louça: cuidado não siga o novo truque!

máquina lavar louça truque

Existem várias formas de poupar quando se trata da máquina de lava louça. No meio disto tudo alguns truques parecem fazer mais sentido do que outro.  Dito isto, a mais recente tendência pode fazer mais mal do que bem.

Mas afinal o que se passa com a máquina de lavar louça e o novo truque? Bem, em primeiro lugar parece ser algo que nos vai dar grandes poupanças. Isto porque o detergente, as pastilhas ou as cápsulas da máquina de lavar louça vão durar o dobro. No entanto parece que não é bem assim. De facto, esta suposta poupança pode ter efeitos desastrosos para a máquina.

- Advertisement -

Ora a dica que está no TikTok e em várias redes sociais fala de cortarmos as cápsulas ou as pastilhas a meio. Referem ainda que vale a pena já que terá exatamente o mesmo efeito.

A questão é que este truque foi testado e em nenhuma das vezes conseguiram ficar com a louça bem lavada. De facto, esta dica pode ter um impacto adverso na segurança do produto para o consumidor e na eficácia também.

Para já há produtos que vêm dentro de cápsulas por uma razão. Não é suposto estarem em contacto com as mãos. Ao cortarmos e colocarmos a cápsula na máquina, não só vai perder eficácia como ainda poderá causar alergias e outros problemas. Não nos podemos esquecer que estamos a lidar com produtos muito concentrados e que supostamente são diluídos depois com muita água.

Para além disso pelo facto dos produtos perderem a eficácia, teremos de voltar a correr o processo de lavagem. Isto porque haverá copos ou pratos que não ficam bem limpos. Isto já para não falar dos talheres. Assim ignore mesmo esta dica.

No entanto é verdade que há coisas que ajudam a poupar!

A forma como carrega a máquina

De facto, a Máquina de Lavar Loiça pode ajudar a poupar. No entanto é preciso sabermos utilizá-la. É que caso contrário em vez de poupanças temos grandes gastos. De facto, com umas pequenas dicas a poupança pode ser muito ao final do mês.

A forma como carregamos a máquina de lavar louça tem um grande impacto na eficiência. De facto, os especialistas referem que o “carregamento inadequado da máquina de lavar louça pode impedir uma limpeza eficaz, levando à necessidade de realizarmos outra lavagem ou estarmos a lavar a louça à mão”.

máquina de lavar louça

“Um erro comum é o bloqueio dos braços de pulverização (as lâminas de plástico rotativas que parecem pertencer a um helicóptero) porque é daqui que a água de limpeza é libertada.”

As máquinas de lavar loiça funcionam com um braço de pulverização que envia água que é esguichada ao redor da máquina de lavar louça. No entanto, quanto mais se sobrecarrega a máquina de lavar louça, mais difícil é a água – e o detergente – chegar a todos os pratos.

Entretanto há outra dica importante. Coloque um bocadinho de papel de alumínio enrolado no cesto dos talheres para conseguir um brilho extra. O alumínio na folha oxida o detergente que ajuda a remover até as manchas mais duras.

O modo eco

Entretanto a forma mais fácil” de “minimizar os custos” de funcionamento de uma máquina de lavar louça é utilizar o modo eco.

máquina de lavar louça

Estes ciclos podam energia e dinheiro porque funcionam a temperaturas mais baixas. O melhor de tudo é que apesar disto não sacrificam a eficácia da limpeza! No entanto podem levar um pouco mais tempo que os ciclos normais.

Encha bem a máquina

Faça um ciclo apenas quando a sua máquina de lavar loiça estiver completamente cheia. Em vez de lavar apenas cargas parciais, aguarde até ter uma carga completa antes de ligar a máquina de lavar louça.

Ao esperar por uma carga completa poupa água e energia.

máquina de lavar loiça

Uma máquina de lavar louça é mais poderosa do que pensa. Se não a encheu completamente não vale a pena estar a utilizá-la. Entretanto saiba que há outras coisas que pode colocar na máquina de lavar louça. Suportes de escova de dentes, o acessório em que coloca o sabão. Desta forma pode aproveitar sempre o espaço livre.

Cuide da sua máquina

Se não limpar o filtro da máquina de lavar loiça, pode ficar com uma “acumulação de calcário e outras coisas semelhantes”, o que pode tornar o seu “aparelho menos eficiente.” Para limpar o filtro, que está localizado no fundo da máquina, basta tirá-lo e lavá-lo em água morna e sabão.

máquina de lavar louça

“Uma vez feito, não se esqueça de limpar o resto da máquina de lavar louça também.

Uma forma eficaz de prevenir estas obstruções é polvilhar bicarbonato de sódio e uma chávena de vinagre branco no fundo da máquina de lavar loiça antes de colocá-la no ciclo mais quente.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.