Máquina de lavar louça: mude isto e poupe 200 Euros por ano!

Ninguém gosta de lavar pratos e copos, pelo que muitos de nós optam por utilizar uma máquina de lavar loiça apenas porque é mais fácil e cómodo. No entanto o seu funcionamento é dispendioso. De facto, a máquina de lavar loiça em média consome entre 1,2 kWh e 1,5 kWh por carga. Isto representa cerca de 8% da sua fatura geral de eletricidade. No entanto é possível reduzir e muito este valor. Como? Fazendo o que indicamos a seguir poupe 200 Euros por ano com a máquina de lavar louça.

Máquina de lavar louça: mude isto e poupe 200 Euros por ano!

É verdade que com as máquinas mais modernas se poupa mais. Isto porque utilizam muito menos água do que a lavagem à mão, pelo que são mais baratas e melhores para o ambiente.

coloque na máquina de lavar, lavar louça 200 euros

Mas ainda há formas de reduzir os custos da máquina de lavar loiça. Para além do funcionamento do próprio aparelho, tem de alimentar o aquecimento da água, o que geralmente faz aumentar consideravelmente o custo.

A sua máquina de lavar louça normal está normalmente regulada a uma temperatura entre 55ºC e 65ºC. Mas pode poupar dinheiro se a sua máquina funcionar a uma temperatura mais baixa com a ajuda de algumas definições diferentes.

Dito isto, uma configuração de lavagem ecológica ou de poupança de energia utiliza geralmente cerca de 20% a 40% menos energia.

Geralmente, funcionam a 45ºC a 50ºC, o que significa que é mais económico, mas que a sua loiça fica limpa.

Estas definições também utilizam normalmente menos água, mas funcionam durante mais tempo do que uma lavagem normal.

De acordo com a Bosch, a utilização do modo ecológico em comparação com o programa automático permite-lhe poupar cerca de 523 kWh de energia ao longo de um ano.

Na prática poderá poupar mais de 200 Euros ao longo de um ano.

Algumas máquinas de lavar loiça também têm um modo de lavagem com sensor que deteta automaticamente a temperatura da água necessária com base no grau de sujidade da loiça.

Se utilizar uma definição para lavar louça muito suja, esta funciona normalmente a uma temperatura mais elevada do que o normal, pelo que o custo será mais elevado.

Vale a pena consultar o manual do utilizador para ver como funcionam as definições, pois pode reduzir a sua fatura de energia escolhendo uma que funcione a uma temperatura mais baixa.

A poupança que pode fazer dependerá do modelo que tem e da utilização que lhe dá.

Entretanto tenha também atenção a estas dicas!

Escolher uma máquina de lavar louça energeticamente eficiente pode poupar-lhe dinheiro, por isso, procure as etiquetas se estiver a comprar uma nova.

Um sistema de classificação de A a G mostra-lhe o grau de eficiência de um aparelho, sendo A o melhor e G o pior.

Esperar até ter a carga completa pode reduzir os seus custos de funcionamento, uma vez que está a utilizar a mesma quantidade de água e energia, independentemente do número de peças que estão na máquina.

Algumas máquinas de lavar loiça têm uma opção de meia carga, mas esta pode consumir até 90% da água e da energia utilizadas por uma carga completa.

O nível inferior da máquina de lavar louça é onde se encontra a pressão mais elevada e a água quente, por isso carregue aqui os seus artigos mais sujos.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados