Máquina de lavar: só assim é que a louça fica bem lavada!

As máquinas de lavar louça são muito úteis. No entanto, se não fizermos as coisas como deve ser não a vamos conseguir aproveitar. Isto porque vamos estar a lavar a loiça e ela não vai ficar bem limpa e depois lá teremos de recorrer à boa e velha esponja e detergente, o que nos faz gastar água duas vezes. Assim temos de ter sempre alguns cuidados porque só assim é que a louça sai mesmo limpa da máquina de lavar.

Máquina de lavar: só assim é que a louça fica bem lavada!

Arrumar os pratos

De acordo com os profissionais, deve colocar os pratos com o lado sujo virado para o centro para conseguir melhores resultados.

máquina de lavar louça

Isto porque as máquinas de lavar louça usam jatos de lavagem, que estão localizados no braço de pulverização rotativo do aparelho, pulverizando para cima para lavar os pratos.

Arrumar as tigelas

Colocar pratos e tigelas sujas de forma inclinada para baixo pode ajudar a uma limpeza eficaz das mesmas, bem como a ajudar na drenagem e secagem. Isto sempre para o centro do aparelho.

Depois pode preencher quaisquer espaços mais pequenos para se certificar de que está a correr uma carga completa, ajudando a economizar energia e dinheiro.

Evitar sobrelotação

É verdade que convém encher bem a máquina de lavar louça. Isto para aproveitarmos ao máximo o ciclo de lavagem. Mas também é importante garantir que existe separação entre itens para evitar a sobrelotação.

As máquinas de lavar loiça funcionam com um braço de pulverização que envia água que é esguichada ao redor da máquina de lavar louça. No entanto, quanto mais se sobrecarrega a máquina de lavar louça, mais difícil é a água – e o detergente – chegar a todos os pratos.

Utilize bem as grelhas da máquina

As máquinas de lavar louça têm grelhas especiais para segurarem os pratos. Algumas delas tanto na parte superior como interior. É preciso que os pratos fiquem lá bem arrumados e não se caia na asneira de colocar tigelas ou outras coisas por cima. Isto para evitar até que algumas coisas caiam durante a lavagem, incluindo copos.

máquina de lavar louça

Limpe o filtro da máquina

Se não limpar o filtro da máquina de lavar loiça, pode ficar com uma “acumulação de calcário e outras coisas semelhantes”, o que pode tornar o seu “aparelho menos eficiente.” Para limpar o filtro, que está localizado no fundo da máquina, basta tirá-lo e lavá-lo em água morna e sabão.

“Uma vez feito, não se esqueça de limpar o resto da máquina de lavar louça também.

Uma forma eficaz de prevenir estas obstruções é polvilhar bicarbonato de sódio e uma chávena de vinagre branco no fundo da máquina de lavar loiça antes de colocá-la no ciclo mais quente.

Não lave as coisas antes de as colocar na máquina

Pode ser tentador pré-lavar os pratos antes de os colocar na máquina de lavar louça. Isto porque achamos que assim a máquina não terá de trabalhar tanto.

No entanto, os detergentes são muito poderosos e conseguem lidar muito bem com esta sujidade. Assim no fundo só está a desperdiçar água.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.