O MagSafe tem sido uma das grandes apostas da Apple desde o lançamento do iPhone 12, em 2020. Esta tecnologia de carregamento sem fios usa alinhamento magnético para garantir que o iPhone se conecta corretamente à base de carregamento, o que permite um carregamento mais rápido e eficiente em comparação com outros métodos sem fios. Prático, elegante e cada vez mais popular. Mas será que o MagSafe estraga a bateria do seu iPhone?
O MagSafe estraga a bateria do iPhone? Eis a verdade
Os ímanes fazem mal aos telemóveis?
É uma dúvida comum afinal, todos já ouvimos que ímans e eletrónica nem sempre combinam bem. E quando notamos que a bateria parece durar menos do que o normal, é fácil culpar o carregador. No entanto, não há provas de que o MagSafe prejudique a bateria do iPhone, desde que esteja a usar acessórios certificados pela Apple.
Este tecnologia provoca o desgaste da bateria: mito ou verdade?
As preocupações em torno do MagSafe focam-se geralmente em três pontos:
- O aquecimento durante o carregamento,
- O desgaste por ligar e desligar o telefone várias vezes,
- E os possíveis efeitos de carregamentos rápidos.
É verdade que o carregamento sem fios aquece mais do que o tradicional com cabo e o calor excessivo pode acelerar o desgaste da bateria. Mas a Apple já pensou nisso e incluiu a funcionalidade “Carregamento Otimizado da Bateria”. Assim limita o carregamento acima de 80% quando o dispositivo está muito quente, protegendo assim a saúde da bateria.
Quanto ao hábito de ligar e desligar o iPhone do carregador MagSafe, sim, há algum impacto físico nos componentes de carregamento. No entanto, desde que use um MagSafe oficial ou certificado, este desgaste é mínimo e não deve ser motivo de preocupação.
E quanto ao receio com os carregamentos rápidos?
A Apple também implementou sistemas de proteção interna contra sobreaquecimento, garantindo que a velocidade do carregamento não compromete a durabilidade da bateria.
O verdadeiro vilão da bateria… não é o MagSafe
Se a bateria do seu iPhone anda a durar menos, o problema provavelmente não é o carregador, mas sim as apps em segundo plano, os serviços de localização ativos, o brilho do ecrã ou a má receção de rede.
- Apps em segundo plano podem continuar a consumir energia mesmo quando não as está a usar. Vá a “Definições > Atualização em 2.º plano” e desative nas apps não essenciais.
- Serviços de localização constantes consomem bastante bateria. Limite o uso ao modo “Durante a utilização da app”.
- Se estiver numa zona com má cobertura, o iPhone esforça-se mais para manter sinal, o que drena a bateria rapidamente.
- Um ecrã sempre no máximo brilho também acelera o consumo. Ativar o brilho automático ajuda a poupar energia.
Conclusão: o MagSafe é seguro?
Sim, o MagSafe é seguro e não danifica a bateria do iPhone, desde que utilize carregadores e capas certificados. O verdadeiro impacto na duração da bateria vem do uso do dispositivo e das condições do ambiente, não do sistema de carregamento em si.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!