macOS Ventura: Já pode instalar num mac antigo!

No início deste ano, um grupo de programadores criou uma ferramenta que permite que os utilizadores instalem o macOS Ventura em Macs não suportados. Enquanto esta ferramenta fosse anteriormente um software em fase beta, a versão oficial do OpenCore 6.0 está agora disponível para qualquer utilizador que queira experimentá-lo. Assim já pode instalar o macOS Ventura em qualquer mac antigo.

macOS Ventura: Já pode instalar num mac antigo!

Mas afinal o que é o OpenCore?

O “OpenCore Legacy Patcher” (ou apenas OCLP) é uma ferramenta que permite que Macs mais antigos executarem o macOS Big Sur e Monterey. Isto mesmo que não exista suporte oficial da Apple. A ferramenta é baseada no mesmo método utilizado nos Hackintosh. Ou seja algo bem conhecido para executar macOS nos PCs normais.

- Publicidade -

macbook

Dito isto dois meses após o lançamento da primeira versão beta do macOS Ventura, os programadores responsáveis pelo OCLP mostraram alguns Macs a executarem o macOS Ventura graças a esta ferramenta. No entanto, tornar o OCLP compatível com o macOS Ventura não foi uma tarefa fácil.

De acordo com os programadores, a Apple removeu a maior parte dos drivers do macOS 13. Isto porque esta versão já não suporta qualquer Mac com processador Intel mais antigo do que a sétima geração. Apesar destas restrições, a versão mais recente da OCLP conseguiu fazê-lo.

Eis os Macs que podem executar macOS Ventura graças ao OpenCore:

2008 – 2016 MacBook
2009 – 2017 MacBook Air
2008 – 2016 MacBook Pro
2009 – 2017 Mac mini
2007 – 2017 iMac
2008 – 2013 Mac Pro

É claro que algumas coisas podem não funcionar como esperado, uma vez que este projeto é uma modificação não autorizada pela Apple e ainda está em desenvolvimento.

Seja como for e como se tem visto pelos comentários a maioria das coisas funciona.

Mais informações sobre esta ferramenta OpenCore podem ser encontradas no GitHub.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.