macOS Mojave oficializado: Tudo o que precisa de saber!

Depois das novidades que já foram apresentadas hoje pela Apple no WWDC, o palco pertenceu ao mais recente sistema operativo para os computadores da maçã, ou seja, o macOS que vem com o nome de código Mojave.

A primeira e grande novidade do macOS Mojave é o novo modo escuro, que por enquanto fica fora do iOS.

Para além do modo escuro, o macOS Mojave vem com uma nova funcionalidade denominada Desktop Stacks. Na prática é quase a mesma coisa que acontecia com as descargas que estão na doca, mas com algumas novidades. Assim todo o conteúdo de um utilizador pode ser armazenado numa stack, ou se preferirem, numa pilha, que pode ser organizada em categorias.

macOS Mojave

Por exemplo, pode ter uma pilha chamada imagens que contem todas as imagens que tem no seu ambiente de trabalho. Uma das vantagens que separa as pilhas de uma pasta tradicional é que podemos obter rapidamente uma pré-visualização de todos os ficheiros.

Entretanto o macOS Mojave também adicionou uma nova visualização para o Finder, denominada Vista de Galeria. Deste modo, agora é mais simples pre-visualizar o conteúdo dos filmes, imagens, apresentações, documentos, PDFs e muito mais. A vista de galeria inclui também uma área onde os utilizadores podem aplicar as acções mais comuns num determinado ficheiro.

Uma das características muito comuns do macOS sempre foi a facilidade com que é possível tirar capturas de ecrã. Ora esta funcionalidade foi melhorada na nova versão do sistema operativo da Apple para computadores. Assim, agora é possível editar as capturas de ecrã que tiramos de uma forma mais rápida e eficaz. Destaca-se também a possibilidade de capturar vídeo de uma página selecionada, o que pode ser útil se pretendermos capturar, por exemplo, animações.

Entretanto o macOS Mojave também adiciona novas funcionalidades de continuidade. Assim os utilizadores podem aceder facilmente a uma foto que está no iOS num documento do macOS.

Entretanto as aplicações também mereceram destaque e Craig Federighi anunciou que a aplicação de notícias e não só vão chegar a este sistema operativo.

O macOS Mojave também vem com algumas atualizações de segurança interessantes. Especificamente, a próxima geração do macOS controla melhor a que dados as aplicações que estão instaladas no sistema operativo acedem. O Safari também está mais seguro e será mais difícil ser seguido por empresas de publicidade.

Já a Mac App Store foi totalmente redesenhado para facilitar o acesso a sugestões editoriais, juntamente com a lista de apps mais vendidas em diversas categorias. O utilizador pode explorar, com facilidade, diversas categorias ao mesmo tempo que pode aceder a vídeos que revelam o funcionamento das aplicações.

O Office 365, Lightroom CC e o BBEdit são algumas das aplicações que vão chegar em breve à loja da Apple.

Entretanto a Apple aproveitou o evento para responder a uma questão que de vez em quando vem à baila: estão a pensar fundir o iOS com o macOS? A resposta foi curta e direta: Não!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário