Google escondeu a aplicação que liga o macOS ao Android!

Os smartphones Android e os Macs não funcionam bem em conjunto, especialmente quando se trata de transferir ficheiros de um para o outro através de USB. O macOS da Apple não consegue ligar nativamente dispositivos que utilizam MTP para a transferência de ficheiros, como os telemóveis Android. É aí que entra a aplicação de Transferência de ficheiros Android, uma pequena aplicação auxiliar para o Mac criada pela Google que torna possível mover ficheiros entre o Android e o macOS. Entretanto pouco depois do lançamento do primeiro developer preview do Android 15, o link para download desta ferramenta desapareceu do site do Android. Mas afinal o que levou a Google a esconder a aplicação que liga o macOS ao Android?

Google escondeu a aplicação que liga o macOS ao Android!

Quando se desce até à parte inferior do site android.com, costumava-se ver um link para “Transferência de ficheiros” na secção Suporte, que também lista opções como o Centro de Ajuda da Google ou um atalho para a ferramenta Encontrar o meu dispositivo. Conforme detectado pelo 9to5Google, o link de download para a aplicação de transferência de ficheiros desapareceu completamente. A publicação foi capaz de identificar a remoção aproximadamente na época em que o Android 15 Developer Preview 1 foi lançado.

Não se sabe ao certo porque é que a Google decidiu remover a ligação útil do site do Android. No entanto isso pode indicar uma solução melhor. A aplicação de Transferência de Ficheiros é conhecida pelo seu fraco desempenho, com falhas e transferências lentas que a tornam tudo menos uma solução fiável. As aplicações de transferência de ficheiros de terceiros para Macs, como o OpenMTP, há muito que surgiram para colmatar a lacuna deixada pela Google. Entretanto é possível que, para coincidir com o Android 15, a Google possa lançar uma nova ferramenta para Mac.

Com a empresa a unir forças recentemente com a Samsung para atualizar e mudar a marca do seu padrão de transferência sem fios Nearby Share para Quick Share, é possível que as empresas estejam a trabalhar para o levar a mais plataformas.

- Advertisement -

Entretanto, ainda é possível transferir a aplicação de transferências. Continua acessível na sua subpágina dedicada em android.com, que pode ser facilmente encontrada através da pesquisa no Google. Aliás é o caminho mais provável que a maioria das pessoas toma para a instalar, em qualquer caso.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.