Como deve saber, muito recentemente, a Apple lançou uma nova versão do MacBook Air, agora baseada num SoC M2! Um portátil que aparentemente, tem sido capaz de impressionar os fãs em vários dos aspetos que fazem um portátil Mac ser um sucesso no mercado.
Mas talvez mais interessante que o novo Air, são mesmo os rumores a apontar para um Air de 15”, e um MacBook mais simples e mais barato, com um ecrã de apenas 12”!
Pois bem, enquanto o primeiro produto parece ser possível, e até provável, o segundo não parece gerar muito consenso na comunidade. Afinal, faz sentido lançar um MacBook de 12”, em 2023 ou 2024, quando a primeira versão, lançada originalmente em 2015, também nunca foi capaz de gerar consenso, e por isso, acabou cancelado pouco tempo após o lançamento?
Mercado não acredita no lançamento de um MacBook de 12”
Portanto, como é óbvio, nesta altura do campeonato, a Apple consegue fazer uma máquina muito mais capaz, tendo como base um dos seus muitos processadores M1 ou M2. Ao fim ao cabo, caso não se lembre, na altura (2015), os primeiros MacBook de 12” foram baseados em processadores low-power Intel, que verdade seja dita, eram uma autêntica vergonha.
Ainda assim, segundo o analista Ross Young, apesar das capacidades atuais da Apple no campo da produção de processadores. Afirma que o MacBook de 12” é agora um aparelho que discutivelmente faz ainda menos sentido, comparativamente ao ano de 2015.
Aliás, o mesmo afirma que na cadeia de produção e distribuição de componentes, ninguém faz ideia da existência de um MacBook com um ecrã de apenas 12”. “A estratégia atual da Apple, é lançar portáteis com ecrãs de 13” para cima.”
Claro que a Apple pode estar apenas a começar o processo de design e desenvolvimento de hardware nesta altura. Mas… Numa época em que se começa a olhar cada vez mais para o iPad como um substituto para o portátil… Será que faz sentido canibalizar as vendas de tablets, para voltar a apostar num produto que já se provou ser um falhanço?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Gostava de ver um MacBook mais pequeno, e possivelmente mais barato? Ou 12” já não fazem sentido?